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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carmen Silvia da Silva Martini-
dc.creatorDaiana dos Santos Gualberto-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:40:37Z-
dc.date.available2016-09-23T15:40:37Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4060-
dc.description.resumoA esclerose múltipla (EM) é uma doença desmielinizante, inflamatória, que acomete a substância branca do sistema nervoso central (SNC), caracterizada por períodos de remissões e exacerbações, determinando sinais e sintomas vari¬áveis tais como: fraqueza muscular, distúrbios da marcha, diminuição da acuidade visual, distúrbio de equilíbrio e sensação de fadiga que comprometem a qualidade de vida e provocam perda progressiva de função. A incapacidade provém do processo de desmielinização no cérebro e cerebelo, sendo comuns as sensações vestibulares anormais no curso clínico da doença, onde os indivíduos têm a orientação espacial sensibilizada, podendo sentir vertigem, náusea e desequilíbrios potencializados por movimentos da cabeça e olhos. Uma das técnicas que auxilia na reabilitação deste paciente é a prática mental, por ser de fácil acesso e baixo custo, contribuindo para a reabilitação de pacientes neurológicos por induzir o aprendizado de habilidades motoras, sem necessitar de muito gasto energético. O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de tratamento associando reabilitação vestibular e prática mental em pacientes com esclerose múltipla (EM). A população será composta por 15 pacientes com esclerose múltipla recorrente-remitente, cadastrados na Associação de Esclerose Múltipla, avaliados pela Escala Expandida do Estado de Incapacidade (EDSS), Escala Modificada de Impacto de Fadiga (MFIS), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Dizziness Handicap Inventory (DHI) Brasileiro, Visualização Mental de Padrões Motores (Prática Mental), Protocolo de Exercícios de Cawthorne e Cooksey e por de um programa de intervenção fisioterapêutica, durante dois meses (16 sessões), três vezes por semana, com duração de 45min cada, com orientação ambulatorial. Assim, acredita-se que a união da prática mental e da reabilitação vestibular poderá reduzir a fadiga e sensações de tontura, melhorando o equilíbrio estático e dinâmico, contribuindo dessa forma para importantes aspectos da vida dos indivíduos com EM.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGinástica, Dança e Ativ. Lúdicaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEsclerose Múltipla-
dc.subjectReabilitação Vestibular-
dc.subjectPrática Mental-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titleEfeitos de um programa de tratamento associando reabilitação vestibular e prática mental em pacientes com Esclerose Múltiplapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoFisioterapiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0136/2013-
dc.pibic.projetoEfeitos de um programa de tratamento associando reabilitação vestibular e prática mental em pacientes com Esclerose Múltipla-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

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