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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nair Chase da Silva-
dc.creatorValerie Kischener Gomes-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:40:37Z-
dc.date.available2016-09-23T15:40:37Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4061-
dc.description.resumoEvasão escolar é o desligamento do estudante da instituição de ensino, sem que esta tenha controle do mesmo. É um problema que afeta o mundo todo com consequências severas no campo social, acadêmico e econômico tanto para o setor público, pelo não retorno do investimento feito quanto para o setor privado dado a perda de receitas A evasão estudantil é atribuída a vários fatores: dificuldades financeiras do aluno em manter-se no curso, horário incompatível com o trabalho, escolha inadequada do curso, expectativa frustrada em relação ao desempenho da instituição promotora do curso, ocorrência de situações inesperadas tais como falecimento ou doença em pessoa da família. Para a instituição de ensino a evasão pode resultar em frustração pela expectativa criada no ato da matrícula de que se teria um número de alunos ao final do curso o que não ocorre pelo abandono, trancamento, não se efetivando o acordo feito por ambas as partes. No caso das profissões da saúde, especificamente da enfermagem tal problemática se agrava uma vez que hoje a quantidade de profissionais é insuficiente para o Estado que convive com uma relação abaixo da média nacional. Paralelo a esse déficit de enfermeiros no mercado de trabalho observa-se que a finalização dos cursos está aquém das vagas oferecidas para ingresso nesses cursos. Diante do exposto o trabalho surge como fruto da observação dessa realidade buscando responder as seguintes questões: Qual o percentual de evasão nos cursos de enfermagem de IES públicas no estado do Amazonas? Quais são as causas de evasão dos acadêmicos dos cursos de enfermagem de IES no Amazonas? Como as IES podem intervir nesse fenômeno para mudar esse/a quadro realidade, na opinião dos acadêmicos? Este estudo busca analisar as causas da evasão dos acadêmicos de enfermagem de IES públicas no Amazonas no período de 2005 a 2009. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Os sujeitos do estudo serão acadêmicos de enfermagem matriculados no período de 2005 a 2009. A amostra será composta por 40% dos acadêmicos que evadiram do curso de enfermagem. Considerando que existem apenas duas IES públicas no Estado, as duas serão selecionadas. Será utilizado como técnica de pesquisa análise documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados será adotada a análise de conteúdo. A contribuição do estudo será de oferecer subsídios às IES para uma intervenção que reduza a taxa de evasão de modo a responder satisfatoriamente ao investimento do setor público e diminuir o déficit de profissionais de enfermagem de nível superior no mercado de trabalho. O presente projeto será submetido ao Comitê de Ética da UFAM e a pesquisa será suspensa caso o pesquisador perceba algum risco ou dano à saúde do sujeito participante da pesquisa, consequente à mesma, não previsto no termo de consentimento ou por solicitação do Comitê de Ética da UFAM ou pela CONEP.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEnfermagem Materno Infantil e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Enfermagem de Manauspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEvasão-
dc.subjectEnfermagem-
dc.subjectInstituição de Ensino Superior-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleRazões da evasão nos cursos de Enfermagem de IES públicas no estado do Amazonaspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEnfermagempt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0137/2013-
dc.pibic.projetoRazões da evasão nos cursos de Enfermagem de IES públicas no estado do Amazonas-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
dc.contributor.colaboradorFrancilene Xavier Ferreira-
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9324379686858251-
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