Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4066
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da implantação de Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose na atenção básica em saúde no município de Manaus-Amazonas
Autor(a): Débora Cristina Brasil da Silva
Orientador(a): Maria Jacirema Ferreira Gonçalves
Resumo: O Tratamento Diretamente Observado (TDO) traz resultados ainda não totalmente previsíveis, quanto ao impacto na cura dos doentes com tuberculose. Um elemento que questionamos é a qualidade e o grau de implantação do TDO realizado em Manaus, pois o mesmo não pode se restringir à observação da tomada de medicamento, mas sim uma visão ampliada do cuidado e no acompanhamento do doente com tuberculose. Portanto, a avaliação do processo e do grau de implantação dessa estratégia é essencial para que tenhamos uma resposta a respeito do tema. Este trabalho objetiva avaliar a implantação da estratégia TDO para doentes com tuberculose em acompanhamento na atenção básica em saúde no município de Manaus-Amazonas, conforme o desfecho do tratamento. Utilizaremos uma pesquisa avaliativa com modelo lógico, a partir de uma matriz de julgamento, com as seguintes dimensões: contexto externo, contexto organizacional, implantação e efetividade do TDO. Esses dados serão organizados na matriz de julgamento, cujo resultado final permitirá classificar o grau de implantação da estratégia TDO em implantada, implantada parcialmente e não implantada. Com os resultados desta pesquisa será possível identificar como ocorre o TDO no âmbito da atenção básica em Manaus, bem como identificar se o mesmo contribui para o aumento da cura dos doentes, e consequente adesão ao tratamento.
Palavras-chave: Tuberculose
Avaliação de programas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EPIDEMIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
Escola de Enfermagem de Manaus
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4066
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-S-0147-2013_Debora_relatorio_final_corrigido.pdf543,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.