Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4074
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização físico-química e biológica da resina exsudada pela espécie Protium heptaphyllum como adjuvante de aplicabilidade na indústria farmacêutica e cosmética
Autor(a): Nathana César Bastos
Orientador(a): Antonio Batista da Silva
Resumo: A espécie Protium Heptaphyllum Aubl. March. pertencente a família Burseraceae, é comum em várias regiões do Brasil, onde é conhecida como almecega ou breu branco. Esta espécie exsuda uma resina oleosa e amorfa muito utilizada popularmente na fabricação de vernizes e tintas, na calafetagem de embarcações, em cosméticos, repelentes de insetos, entre outros. O objetivo deste estudo é obter um agente filmógeno tanto de aplicabilidade na Indústria farmacêutica como cosmética a partir da resina exsudada pela espécie Protium heptaphyllum. A resina será coletada da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus, Amazonas, no período de agosto a outubro/2013, sendo em seguida solubilizada e purificada em solventes de polaridade crescente (hexano, éter etílico, acetato de etila, acetonitrila, acetona e etanol) de modo a verificar qual mais adequado para solubilização da mesma. O exsudado será caracterizado fitoquimicamente por cromatografia em camada delgada (CCD) e cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM) afim de se analisar substâncias ativas nas amostras comparando com estudos já comprovados. Estudos apontam que a resina apresenta baixa toxicidade e em virtude disso realizar-se-á avaliação de sua toxicidade em fibroblastos humanos da linhagem MRC5 e hemólise em eritrócitos de camundongos. Após purificação das amostras do breu, estas serão analisadas observando suas características físico-químicas, onde será utilizada como padrão a resina nitrocelulose que atualmente é empregada em diversas aplicações na indústria química e farmacêutica. Pretende-se com os resultados deste trabalho, solicitar junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI registro de patente, de forma a aperfeiçoar a produção em escala industrial e disponibilizar ao mercado um produto originalmente amazônico que possa gerar renda aos povos da floresta sem algum dano ambiental promovendo assim o equilíbrio ecológico da natureza.
Palavras-chave: Protium heptaphyllum
Excipiente
Agente filmógeno
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4074
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.