Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4075
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Condições microbiológicas dos colchões das clínicas médica e cirúrgica antes e depois da limpeza no Hospital Regional de Coari
Autor(a): Aislan Nascimento Ruela
Orientador(a): Fernando Mauro Pereira Soares
Resumo: A infecção hospitalar (IH) é tão antiga quanto a origem dos hospitais, as primeiras referências à existência de hospitais remontaram a 325 D.C. No Brasil, o problema da IH só foi assumido pelo estado com a Portaria MS nº 196, de 24 de junho de 1993, que instituiu a implantação de Comissões de Controle de Infecções Hospitalares em todos os hospitais do país. Limpeza hospitalar é o processo de remoção de sujidades mediante a aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo. Dentre as atividades realizadas pelas equipes ou profissionais de saúde no ambiente hospitalar há a limpeza das unidades dentro dos padrões, como uma forma de manter a unidade biologicamente segura. Este estudo tem como principal objetivo realizar coletas microbiológicas dos colchões das Clinicas Médica e Cirúrgica do Hospital Regional de Coari, antes e depois da limpeza, e analisar suas condições, levando em consideração, técnicas de limpeza assépticas e produtos eficazes, todos de acordo com a literatura básica e o Ministério da Saúde MS. A pesquisa será realizada po um estudo descritivo, qualitativo baseando os resultados das amostras de forma quantitativa em uma pesquisa de campo, no período de agosto de 2013 a julho de 2014. Será realizado no Hospital Regional de Coari Dr. Odair Carlos Geraldo que faz parte integrante do sistema de saúde do município de Coari, tendo como função a completa assistência médica, preventiva e curativa dos pacientes, servindo também como campo de pesquisa. Serão utilizados Láminocultivos, coletando as amostras com uma leve pressão entre o local do meio de cultura do Láminocultivo e a superfície do colchão durante 3 segundos nas áreas previamente demarcadas. Serão utilizados para o trabalho de coleta os seguintes meios de cultura: (1) PCA para contagem total de bactéria eterotróficas, (2) AM-FC Agar Base para a identificação de Coliformes Termotolerante e (3) Agar Pseudomonas P para a identificação de Pseudomonas Aeruginosa, onde em cada colchão será utilizado 2 amostras de cada meio de cultura citado. O primeiro momento da coleta será realizada após a alta do paciente e o segundo momento será coletada após a limpeza terminal realizada pela equipe de enfermagem. Após a coleta, as amostras serão encaminhadas para análise no laboratório de microbiologia do Instituto de Saúde e Biotecnologia-ISB da Universidade Federal do Amazonas-UFAM para contagem da carga microbiana, objetivando determinar se há efetividade nas limpezas realizadas nos colchões.
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Contaminação
Limpeza terminal
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: SAÚDE COLETIVA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4075
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.