Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4087
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Prevalência de neoplasias neurocirúrgicas no Hospital Universitário Getulio Vargas no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012
metadata.dc.creator: Bruna Barbosa de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ricardo Torres Santana
metadata.dc.description.resumo: Os tumores cerebrais merecem atenção especial devido a sua alta letalidade e ampla distribuição, tanto na faixa adulta pediátrica, quanto na adulta. Por se tratar de diversos subtipos, cada um com características própria, faz-se necessário conhecer bem a epidemiologia, bem como a incidência de cada um deles na atualidade recente do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Este estudo tem como objetivo geral: Avaliar a prevalência de neoplasias neurocirúrgicas no Hospital Universitário Getulio Vargas no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012. E objetivos específicos: Analisar a o grupo pediátrico e comparar com a incidência do grupo adulto; Avaliar comparativamente os tumores primários e metastáticos; Comparar os dados encontrados com os descritos na literatura. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, retrospectivo e não controlado para caracterizar a incidência dos tumores cerebrais no Amazonas operados no HUGV. Serão analisados os dados registrados no centro cirúrgico, nos prontuários médicos arquivados no SAME/HUGV e na patologia do HUGV e no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina. Após a coleta dos dados, eles serão organizados e analisados para verificar padrões. Análise estatística: os dados serão registrados em um banco de dados na plataforma Excell 2007. Análises estatísticas serão conduzidas utilizando-se pacote de software Epi-info. A análise dos dados será iniciada com descrição estatística simples, IC 95% e testes de significância para variáveis numéricas. Com este procedimento exploratório, padrões serão encontrados e análises mais sofisticadas poderão ser conduzidas.
Palabras clave : Neurocirugia
Neoplasias, Manaus
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4087
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.