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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Avaliação do Ensino de Ciências Naturais nas Escolas Municipais de Educação Indígena de Manaus
metadata.dc.creator: Juracy Mota da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Washington Carlos da Silva Mendonça
metadata.dc.description.resumo: Nos dias atuais, o conhecimento das Ciências Naturais é indispensável aos indígenas, pois contribui para que as populações indígenas compreendam a lógica de funcionamento do conhecimento científico ocidental. O domínio desse tipo de conhecimento em parceria com os conhecimentos por eles tradicionalmente estruturados ao longo da sua trajetória histórica, contribuirá para que esses povos possam utilizá-los em benefício de suas comunidades. Assim, o currículo das escolas indígenas deve abarcar essa área do conhecimento de modo que garanta a aprendizagem de forma efetiva. Nesse sentido, os projetos pedagógicos mostram-se de grande valia, visto que os mesmos contribuem para assegurar os princípios e práticas educativas interculturais, multilíngues, específicas, comunitárias e diferenciadas da educação escolar indígena. Com isso, os objetivos da referida pesquisa são Discutir as relações entre as propostas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação/ Manaus (SEMED) para a Educação Escolar Indígena e sua implementação nas Escolas Municipais Indígenas (EMIs) para o ensino de Ciências Naturais; conhecer as propostas pedagógicas da SEMED/ Manaus para a educação escolar indígena no que se refere ao ensino de Ciências nas EMIs e avaliar a ocorrência ou não de discrepâncias entre as propostas pedagógicas da SEMED/ Manaus e sua execução por parte dos professores nas EMIs. O interesse pelo o estudo se deu por constatarmos em visita exploratória que pessoas responsáveis pela formação dos professores indígenas do município de Manaus, nos relatarem ter dificuldades em desenvolver suas propostas pedagógicas para o ensino de Ciências Naturais, existindo a possibilidade de o ensino da referida área do conhecimento não esteja sendo efetivo nas escolas indígenas, prejudicando assim, a formação dos estudantes indígenas. O estudo será realizado em uma EMI no entorno da cidade de Manaus/ Brasil. Desenvolveremos a pesquisa obedecendo à perspectiva qualitativa com estudo de caso, utilizando ainda a concepção dialética, nos apoiando nos documentos oficiais e em leituras complementares referentes à Educação Escolar Indígena e o ensino de Ciências para as populações indígenas. Os instrumentos utilizados serão a observação dirigida e a entrevista semiestruturada. E ainda utilizaremos a análise de conteúdo.
Abstract: 
Keywords: Educação Escolar Indígena
Propostas Pedagógicas
Ciências N
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas: Educacao
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Formação de Professores Indígenas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4137
Issue Date: 31-Jul-2014
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