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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Washington Carlos da Silva Mendonça-
dc.creatorJuracy Mota da Silva-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:41:00Z-
dc.date.available2016-09-23T15:41:00Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4137-
dc.description.resumoNos dias atuais, o conhecimento das Ciências Naturais é indispensável aos indígenas, pois contribui para que as populações indígenas compreendam a lógica de funcionamento do conhecimento científico ocidental. O domínio desse tipo de conhecimento em parceria com os conhecimentos por eles tradicionalmente estruturados ao longo da sua trajetória histórica, contribuirá para que esses povos possam utilizá-los em benefício de suas comunidades. Assim, o currículo das escolas indígenas deve abarcar essa área do conhecimento de modo que garanta a aprendizagem de forma efetiva. Nesse sentido, os projetos pedagógicos mostram-se de grande valia, visto que os mesmos contribuem para assegurar os princípios e práticas educativas interculturais, multilíngues, específicas, comunitárias e diferenciadas da educação escolar indígena. Com isso, os objetivos da referida pesquisa são Discutir as relações entre as propostas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação/ Manaus (SEMED) para a Educação Escolar Indígena e sua implementação nas Escolas Municipais Indígenas (EMIs) para o ensino de Ciências Naturais; conhecer as propostas pedagógicas da SEMED/ Manaus para a educação escolar indígena no que se refere ao ensino de Ciências nas EMIs e avaliar a ocorrência ou não de discrepâncias entre as propostas pedagógicas da SEMED/ Manaus e sua execução por parte dos professores nas EMIs. O interesse pelo o estudo se deu por constatarmos em visita exploratória que pessoas responsáveis pela formação dos professores indígenas do município de Manaus, nos relatarem ter dificuldades em desenvolver suas propostas pedagógicas para o ensino de Ciências Naturais, existindo a possibilidade de o ensino da referida área do conhecimento não esteja sendo efetivo nas escolas indígenas, prejudicando assim, a formação dos estudantes indígenas. O estudo será realizado em uma EMI no entorno da cidade de Manaus/ Brasil. Desenvolveremos a pesquisa obedecendo à perspectiva qualitativa com estudo de caso, utilizando ainda a concepção dialética, nos apoiando nos documentos oficiais e em leituras complementares referentes à Educação Escolar Indígena e o ensino de Ciências para as populações indígenas. Os instrumentos utilizados serão a observação dirigida e a entrevista semiestruturada. E ainda utilizaremos a análise de conteúdo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFormação de Professores Indígenaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígena-
dc.subjectPropostas Pedagógicas-
dc.subjectCiências Naturais-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleAvaliação do Ensino de Ciências Naturais nas Escolas Municipais de Educação Indígena de Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - Magistério 1 a a 4a sériespt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0042/2013-
dc.pibic.projetoAvaliação do Ensino de Ciências Naturais nas Escolas Municipais de Educação Indígena de Manaus-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
dc.contributor.colaboradorThais Ferreira da Silva-
dc.contributor.colaboradorArycia Giseli de Melo Sousa-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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