Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4141
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes
Autor(a): Axon Moreira Miranda
Orientador(a): Maria Almerinda de Souza Matos
Resumo: A música é uma linguagem muito ampla capaz de despertar diferentes sentimentos, sensações e emoções no ser humano. É um instrumento bastante eficaz para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da auto-estima, além de poderoso meio de integração social. No contexto educacional, a música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de diferentes habilidades, pois mantém contato próximo com as demais linguagens. Neste sentido, este trabalho tem como proposta pesquisar a música na educação inclusiva, levando em consideração sua importância na sociedade e o momento atual em que se discute o processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. A educação musical vem apresentando, através de diversas publicações, a diversidade do conhecimento musical, tanto no aspecto qualitativo como quantitativo. Percebemos publicações de dissertações, teses, artigos em diversas revistas e as associações científicas demonstrando que a pesquisa em educação musical vem crescendo muito nos últimos anos. Entendendo a contribuição da música na sociedade e o momento atual em que se discute a educação especial no Brasil, buscamos com este projeto levantar a produção científica em educação musical na última década, identificando as publicações referentes as pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes. Pretende-se também conhecer os referenciais teóricos sobre a música com pessoas com deficiência e os autores que trabalham neste contexto nos dando subsídios para futuras pesquisas envolvendo esta temática.
Palavras-chave: Produção científica
Educação Especial
Portal Capes
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4141
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RELATÓRIO_FINAL_PIBIC_AXON.pdf215,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.