Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4201
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O uso das ferramentas da Web 2.0 pelos bibliotecários de bibliotecas universitárias: Estudo do uso, interação e aplicação nesses ambientes.
Autor(a): Maria Socorro Lidiane Chaves Silva
Orientador(a): Tatiana Brandão Fernandes
Resumo: Muito se fala sobre as redes sociais, blogs, repositórios e pouco se tem estudado no Brasil, sobre a utilização destas ferramentas no ambiente da biblioteca unviersitária como um canal de interação entre usuários/bibliotecários/biblioteca. A partir do levantamento do uso destas ferramentas por meio dos profissionais que atuam nestas bibliotecas, esta investigação poderá conhecer como essas estão sendo exploradas, e se estão sendo trabalhadas nestes ambientes. No caso de serem trabalhadas, é necessário identificar que conteúdos estão inseridos, com que estratégicas e se há um resultado. A vista do exposto, esta pesquisa buscará conhecer o uso das ferramentas eletrônicas da Web 2.0 pelos bibliotecários de bibliotecas universitárias da cidade de Manaus. Para isto, buscará identificar os bibliotecários atuantes nas bibliotecas universitárias, mapear em ambiente virtual, os bibliotecários e as ferramentas utilizadas pelos mesmos para que sejam levantadas por meio de um survey, informações acerca da motivação desses profissionais para uso destas ferramentas e se os mesmos se utilizam destas ferramentas para promover ou compartilhar informações acerca das atividades da biblioteca universitária em que atua.
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Ferramentas eletrônicas
Web 2.0
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: BIBLIOTECONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biblioteconomia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4201
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIB-SA-002-2013-LIDIANE.pdf543,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.