Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4208
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A percepção dos agentes envolvidos na cadeia do turismo e a inclusão do turismo de base comunitária como estratégia do desenvolvimento local - um estudo na região da Valéria (Parintins - AM)
Autor(a): Eline Simas Mendonca
Orientador(a): William de Souza Barreto
Resumo: A presente proposta de projeto tem como objetivo elaborar um diagnóstico estratégico do setor turístico na região da Valeria, pois é um atrativo natural que merece ter um olhar voltado para o desenvolvimento local, pois é internacionalmente conhecida recebendo diversos turistas nas temporadas de transatlânticos. Nas comunidades pertencentes a ela podem-se admirar os vales da região tendo contato direto com a natureza através de lagos e igarapés, espécies raras de orquídeas e árvores de grande porte, um sitio arqueológico e a Serra da Valeria com aproximadamente 152 metros de altitude que proporciona uma belíssima vista de seu topo. Este projeto é decorrente de pesquisas já realizadas pelo projeto Turismo de base comunitária como estratégia de desenvolvimento local , realizado pela Incubadora de Tecnologias para Empreendimentos Sociais de Economia Solidária (ITESES) da Universidade Federal do Amazonas, com apoio financeiro do Ministério do Turismo e FINEP. De modo a delimitar o esforço da pesquisa, se optará pela investigação através de levantamento feito com amostragem dos moradores da comunidade da Valeria, através de formulários de diagnostico socioeconômico. Além de levantamento bibliográfico que trata da temática da pesquisa e a obtenção de informações sobre a comunidade da Valéria que se localiza nas proximidades do município de Parintins. Para apresentação da pesquisa, se tomará como base a técnica de classificação apresentada por Vergara (2009), que a qualifica de dois aspectos: quanto aos fins e quantos aos meios. Quantos aos fins, a pesquisa será descritiva e quantos aos meios, a pesquisa será bibliográfica, documental e de campo. O estudo será realizado na região da Valeria com os lideres de associações civis organizadas ligados à comunidade através de formulários que tomaremos como amostra para obter dados referentes à população em geral da comunidade. A motivação desse projeto justifica-se pelo fato dos agentes envolvidos na cadeia de turismo ainda não terem uma visão do potencial turístico da região em que fazem parte, procurando contribuir para o desenvolvimento da comunidade da Valeria através do turismo de base comunitária. Coriolano (2006) afirma que: O turismo de base comunitária é um jeito diferenciado de trabalhar com o turismo. Trata-se de um eixo do turismo centrado no trabalho de comunidades, de grupos solidários, ao invés do individualismo predominante no estilo econômico do eixo tradicional .
Palavras-chave: Turismo
Desenvolvimento Econômico
Região da Valéria
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4208
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.