Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4210
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A percepção dos agentes envolvidos na cadeia do turismo e a inclusão do turismo de base comunitária como estratégia do desenvolvimento local - um estudo na região da Vila Amazônica (Parintins - AM)
Autor(a): Iraceli Matos Natividade
Orientador(a): William de Souza Barreto
Resumo: Na Região Amazônica o turismo de base comunitária está conquistando seu espaço através de suas exuberantes riquezas naturais. A exemplo temos a região da Vila Amazônia, que se localiza nas proximidades da cidade de Parintins, é considerada um bairro da cidade, antigamente foi erguida por imigrantes japoneses. Hoje, a comunidade apresenta seus aspectos turísticos através de seus recantos de belezas naturais, como: os balneários localizados nos rios, lagos, igarapés, trilhas e, sobretudo as raízes arquitetônicas dos imigrantes japoneses. A proposta de pesquisa tem como escopo avaliar o desenvolvimento econômico e buscar alternativas de emprego e renda através de turismo de base comunitária nas potencialidades turísticas da Vila Amazônia. Tendo como base o projeto de pesquisa já realizado pela Incubadora de Tecnologias para Empreendimentos sociais de Economia Solidária da UFAM/Parintins com apoio do Ministério do Turismo e FINEP. De modo a delimitar o esforço da pesquisa, se optará pela investigação através de levantamento feito com amostragem dos moradores da Vila Amazônia através de formulários de diagnostico socioeconômico. Além de levantamento bibliográfico que trata da temática da pesquisa e a obtenção de informações sobre a comunidade que se localiza nas proximidades do município de Parintins. Para apresentação da pesquisa, se tomará como base a técnica de classificação apresentada por Vergara (2009), que a qualifica de dois aspectos: quanto aos fins e quantos aos meios. Quantos aos fins, a pesquisa será descritiva e quantos aos meios, a pesquisa será bibliográfica, documental e de campo. Desta forma o presente projeto tem como ênfase buscar alternativas para viabilizar o turismo de base comunitária na região da Vila Amazônia e apontar quais as potencialidades turística que a comunidade oferece, buscando juntamente com líderes de associações civis ligados a comunidade, alternativas para o desenvolvimento turístico na localidade.
Palavras-chave: Turismo
Desenvolvimento Econômico
Região da Vila Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4210
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.