Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4222
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Efetividade da mediação e conciliação para a resolução de controvérsias no Núcleo de Conciliação das Varas de Família da Comarca de Manaus
Autor(a): Thaís Monteiro de Mendonça
Orientador(a): Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira
Resumo: Apesar de serem conhecidos há muito, os mecanismos de solução pacífica de controvérsias vêm adquirindo um papel de destaque no judiciário. Isso porque, são meios pelos quais os acordantes não arcam com custas processuais, podem resolver seu litígio sozinhas e sigilosamente. Na comarca de Manaus, dois grandes expoentes da utilização desses mecanismos para o direito de família são, o Núcleo de Conciliação das Varas de Família (NCVF) e sua extensão, o Polo Avançado do NCVF, objetos e amostras da presente pesquisa. Será analisado neste estudo, então, se o resultado da conciliação e da mediação foi efetivo, ou seja, se o conflito não retornou ao judiciário em uma nova roupagem , seja por descumprimento do acordo seja porque o acordante, em razão de motivo novo determinado, não mais conseguirá cumpri-lo. Além disso, será pesquisada também a aplicação da psicologia e do serviço social para melhor resolução dos conflitos.Vale ressaltar que, quando a controvérsia é sanada de forma satisfatória, possibilitando o cumprimento do acordo, há um apaziguamento entre os acordantes, de forma que, em geral, estes não mais retornem ao judiciário.
Palavras-chave: Mediação
Conciliação
Efetividade
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DIREITO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4222
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIBIC_-__Thaís_Monteiro_de_Mendonça.pdf874,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.