Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lucyanne de Melo Afonso | - |
dc.creator | Robert Ruan de Oliveira Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:44:53Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:44:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4230 | - |
dc.description.resumo | O objeto de pesquisa deste projeto é fazer um estudo sobre o ensino coletivo de violão em escolas públicas de Manaus, tendo em vista o retorno do ensino da música nas escolas fazendo com que cada instituição governamental se organize para atender a lei 11.769/08. A pesquisa se propõe analisar este cenário do ensino coletivo, haja vista que o ensino coletivo de um instrumento musical é um tema que está sendo estudado, discutido e pesquisado a partir das regionalidades. Desta forma, nos perguntamos como é a organização, a estrutura e as metodologias de ensino coletivo de violão nas escolas públicas em Manaus, tendo em vista um novo cenário do ensino da música e dos projetos de inserção da música nas escolas. Em função disso, muitas escolas têm o ensino de instrumentos musicais com turmas coletivas, professores de várias formações musicais e métodos de ensino. Em Manaus, algumas escolas já possuem professores que lecionam a música nas aulas regulares e em projetos como o Mais Educação e Jovem Cidadão que são projetos realizados nas escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino. Em decorrência desses projetos, muitos professores foram contratados para exercer a função de educador musical. A principal questão é como o ensino coletivo de instrumento musical, neste caso, de violão, está sendo realizado nas escolas públicas de Manaus, levando em consideração o espaço, a formação do professor e a educação musical em grupo. A partir de entrevistas com professores de violão, aplicadas em forma de questionário, será analisado este cenário do ensino coletivo de violão, as vantagens e desvantagens da prática pedagógica musical em Manaus. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Artística | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2013 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Coletivo | - |
dc.subject | Violão | - |
dc.subject | Manaus | - |
dc.subject.cnpq | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | O ensino coletivo de violão nas escolas públicas de Manaus | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Música - Licenciatura | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0009/2013 | - |
dc.pibic.projeto | O ensino coletivo de violão nas escolas públicas de Manaus | - |
dc.pibic.dtinicio | 2013-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2014-07-31 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Robert Ruan de Oliveira Barbosa.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.