Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lucyanne de Melo Afonso-
dc.creatorRobert Ruan de Oliveira Barbosa-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:44:53Z-
dc.date.available2016-09-23T15:44:53Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4230-
dc.description.resumoO objeto de pesquisa deste projeto é fazer um estudo sobre o ensino coletivo de violão em escolas públicas de Manaus, tendo em vista o retorno do ensino da música nas escolas fazendo com que cada instituição governamental se organize para atender a lei 11.769/08. A pesquisa se propõe analisar este cenário do ensino coletivo, haja vista que o ensino coletivo de um instrumento musical é um tema que está sendo estudado, discutido e pesquisado a partir das regionalidades. Desta forma, nos perguntamos como é a organização, a estrutura e as metodologias de ensino coletivo de violão nas escolas públicas em Manaus, tendo em vista um novo cenário do ensino da música e dos projetos de inserção da música nas escolas. Em função disso, muitas escolas têm o ensino de instrumentos musicais com turmas coletivas, professores de várias formações musicais e métodos de ensino. Em Manaus, algumas escolas já possuem professores que lecionam a música nas aulas regulares e em projetos como o Mais Educação e Jovem Cidadão que são projetos realizados nas escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino. Em decorrência desses projetos, muitos professores foram contratados para exercer a função de educador musical. A principal questão é como o ensino coletivo de instrumento musical, neste caso, de violão, está sendo realizado nas escolas públicas de Manaus, levando em consideração o espaço, a formação do professor e a educação musical em grupo. A partir de entrevistas com professores de violão, aplicadas em forma de questionário, será analisado este cenário do ensino coletivo de violão, as vantagens e desvantagens da prática pedagógica musical em Manaus.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Artísticapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Coletivo-
dc.subjectViolão-
dc.subjectManaus-
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO ensino coletivo de violão nas escolas públicas de Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoMúsica - Licenciaturapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0009/2013-
dc.pibic.projetoO ensino coletivo de violão nas escolas públicas de Manaus-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robert Ruan de Oliveira Barbosa.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.