Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Esboço da competência linguística dos alunos finalistas no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM |
Autor(a): | Amanda Galdino da Silva |
Orientador(a): | Raynice Geraldine Pereira da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa pretende verificar a competência linguística dos alunos finalista (formandos) nas modalidades oral e escrita do curso de Letras Língua Portuguesa/UFAM. A temática surgiu da inquietação de muitos alunos que, ao final do curso, ainda se sentem inseguros quanto ao conhecimento adquirido ao longo dos nove períodos do curso de licenciatura em Letras. Observou-se que os alunos, apesar de competentes na didática e na metodologia do ensino de língua portuguesa e de literatura, disciplinas que o curso de Letras tem como proposta capacitar, ainda se consideram imaturos quanto ao enfrentamento de uma sala de aula do ensino básico regular. O esboço da competência linguística desses alunos pretende preencher essas possíveis lacunas na formação, além de fornecer um perfil do aluno formando de Letras Língua Portuguesa ajudando a compor um projeto político para o curso que atenda as necessidades e a realidade desses futuros docentes de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. A presente pesquisa tem como objetivo e motivação oferecer um esboço de como esses futuros profissionais docentes pensam e refletem sobre o ensino da língua materna. Note-se que a pesquisa tem como foco a competência linguística como um todo, envolvendo seu conhecimento internalizado sobre a língua portuguesa, o uso social das variações linguísticas e a reflexão sobre o preparo do profissional para a realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, pretende-se esboçar como se dá o uso das modalidades oral e escrita da língua portuguesa nesses alunos de Letras Língua Portuguesa e seu conhecimento linguístico sobre a sua língua materna, sua afinidade com os usos que se faz dela, bem como se o que aprendeu no curso lhe será útil na sua vida profissional. |
Palavras-chave: | Competência Linguística Sociolinguística Ensino |
Área de conhecimento - CNPQ: | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Língua e Literatura Portuguesa Instituto de Ciências Humanas e Letras |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2013 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4263 |
Data do documento: | 31-jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Galdino da Silva.pdf | 374,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.