Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Raynice Geraldine Pereira da Silva | - |
dc.creator | Ana Karoline Batista Leite | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:45:00Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4264 | - |
dc.description.resumo | Nessa pesquisa pretende-se traçar um perfil dos alunos ingressantes do curso com a finalidade de compor um projeto político que esteja afinado com a realidade do ensino do Amazonas, tendo em vista a formação de um profissional docente reflexivo e crítico da realidade do ensino público e privado do estado. Nos últimos anos tem-se notado uma grande preocupação de linguistas e de estudiosos de educação, principalmente nas instituições de ensino superior, sobre a forma e a necessidade de transformação nos modos de encarar o ensino de língua materna nas escolas de ensino fundamental e médio. Nessas instituições é crescente as reflexões sobre como se ainda ensina prescrições da doutrina gramatical tradicional dos compêndios normativos (Bagno, 2002 p. 13). As contribuições dessas reflexões e dessas críticas ampliam o objeto de estudo e nos lança cada vez mais na busca da compreensão dos fenômenos da interação social por meio da linguagem, da relação entre língua e sociedade, dos processos de aquisição da língua e seu uso em contextos sociais específicos (Bagno, 2002 p. 14). Neste sentido, faz-se necessária a investigação sobre a competência linguística dos alunos ingressantes do curso de Letras Língua Portuguesa nas modalidades oral e escrita que sirva de diagnóstico sobre a situação do ensino de língua materna nas escolas de ensino básico. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o conhecimento de como se encontra a situação do ensino de língua portuguesa nas escolas de Manaus. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Língua e Literatura Portuguesa | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2013 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Competência Linguística | - |
dc.subject | Sociolinguística | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject.cnpq | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a competência linguística dos alunos ingressantes no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Letras - Língua e Literatura Portuguesa | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-H/0044/2013 | - |
dc.pibic.projeto | Um estudo sobre a competência linguística dos alunos ingressantes no curso de Letras Língua Portuguesa da UFAM | - |
dc.pibic.dtinicio | 2013-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2014-07-31 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Karoline Batista Leite.pdf | 585,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.