Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4389
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Verificação do potencial antiofídico dos extratos aquosos de Bellucia dichotoma Cogn, oriundos do Pará e Amazonas, frente às atividades fosfolipásica A2, coagulante e enzimática da peçonha de Bothrops atrox.
Autor(a): Luana Yamille Andrade de Souza
Orientador(a): Maria Cristina dos Santos
Resumo: O uso de espécies vegetais no combate aos efeitos de acidentes ofídicos tem sido uma prática medicinal comum em todo o mundo, principalmente em regiões onde o acesso à soroterapia é restrito ou inexistente. Na região Amazônica a utilização de preparados oriundos de plantas em acidentes ofídicos ainda é bastante comum, muitas vezes a única alternativa para muitas comunidades ribeirinhas. O extrato aquoso das cascas de Bellucia dichotoma Cogn (Melastomataceae) é usado tradicionalmente como decocção para tratamento de picada de serpente e sua eficácia já foi confirmada em trabalhos anteriores, realizados por alguns dos pesquisadores do nosso grupo. Essa espécie vegetal apresenta distribuição geográfica em quatro Estados da região Norte: Acre, Amazonas, Amapá e Pará. Por isso, o presente estudo tem como objetivo comparar o potencial antiofídico de extratos aquosos de B. dichotoma, preparados de forma tradicional (decocção) a partir de cascas coletadas em duas diferentes áreas geográficas Manaus, Amazonas e Santarém, Pará, frente às atividades fosfolipásica A2, coagulante e enzimática do veneno de Bothrops atrox, a serpente responsável pela maioria dos acidentes ocorridos na região Norte do Brasil. Para verificar a ação direta dos extratos aquosos sobre o veneno de B. atrox serão realizadas eletroforese em SDS-PAGE e Western-blot.
Palavras-chave: Antiofídico
Bellucia dichotoma
Bothrops atrox
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FARMACOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4389
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luana_corrigido.pdf645,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.