Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4390
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aspectos populacionais e reprodutivos do acará Acarichthys heckelii (Osteichthyes: Perciformes) na região de Itacoatiara, AM
Autor(a): Ronilce Pinheiro do Carmo
Orientador(a): Erico Luis Hoshiba Takahashi
Resumo: A ordem Perciformes é a mais diversificada entre os peixes e o maior grupo dentre os vertebrados com cerca de 10 mil espécies. A família Cichlidae, pertencente a ordem Perciformes, possui cerca de 1300 espécies com 450 ocorrendo na América do Sul. Os represenantes típicos da família na região Amazônica são os carás, tucunarés e jacundás. Acarichthys heckelii é um cará comum à bacia amazônica, mas existem poucos estudos sobre sua biologia. O objetivo da presente proposta é descrever a relação peso comprimento, fator de condição e índice Gonadossomático do acará Acarichthys heckelii, coletados na região de Itacoatiara um ano como forma de acrescentar informações sobre a biologia desta espécie. Os exemplares de A. heckelii serão coletados mensalmente em igarapés e lagos da região de Itacoatiara com peneiras e arrasto de malha mosquiteiro. Os exemplares serão armazenados com gelo e transportados para o laboratório de Zoologia do ICET. No laboratório cada exemplar será mensurado o comprimento-padrão e massa total. Em seguida os exemplares serão abertos e será mensurada a massa das gônadas será determinado o sexo. Os estádios de maturação gonadal serão identificados através de observação da coloração, transparência e a vascularização superficial das gônadas. A relação peso-comprimento será determinada pela expressão Pt = aCpb; onde Pt = peso total, Cp = comprimento-padrão, a = intercepto e b = coeficiente angular; os parâmetros a e b serão estimados após transformação logarítmica dos dados de peso e comprimento e subseqüente ajuste de uma linha reta aos pontos, pelo método dos mínimos quadrados. O fator de condição alométrico será determinado segundo a expressão K = Pt/Cpb. Para analisar a variação sazonal do desenvolvimento gonadal, o Índice Gonadossomático (IGS) será estimado para cada fêmea, a partir da expressão IGS=100(Pg/Pt). Os resultados obtidos para as variáveis K, ao longo das quatro períodos serão submetidos à comparação através do teste estatístico.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: peixe, ciclídeo, ecologia
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Biológicas: Zoologia Aplicada
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4390
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.