Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4392
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O potencial do caranguejo vermelho Dilocarcinus pagei Stimpson, 1861 para exploração como isca-viva no Município de Itacoatiara (AM)
Autor(a): Leo Jaime Filgueira de Oliveira
Orientador(a): Gustavo Yomar Hattori
Resumo: A Região Amazônica possui a maior bacia hidrográfica do mundo, com cerca de 7 milhões de Km². Nesta região a pesca é uma das atividades de maior relevância social e econômica, tanto para populações que dependem direta ou indiretamente do pescado, quanto para quem vem em busca de lazer pela pesca esportiva. O objetivo do presente estudo será testar a atratividade do caranguejo Dilocarcinus pagei como isca-viva em Itacoatiara (AM), comparando com outros tipos de isca, os tipos de cursos d água e períodos do dia. De agosto de 2014 à julho de 2015, as iscas vivas serão coletadas com puçás de mão nas margens dos lagos do Ozório, Poranga e Centenário. Os animais serão encaminhados em sacos plásticos aerados até o laboratório, onde serão mantidos vivos até o momento de sua utilização como isca na pesca. Os locais escolhidos para a pesca foram os rios Amazonas, Carú e Urubu, e os lagos de Serpa, Poranga e Sangaua. Serão montados cinco espinhéis de 5h00min às 7h00min, 11h00min às 13h00min e 17h0min às 19h00min, durante três dias seguidos em cada um dos locais de pesca selecionados. O espinhel consiste em uma linha de 25m com boias feitas de garrafa pet, de onde dependerão outras doze linhas menores em intervalos regulares de 1,5m, onde serão colocadas iscas intercaladas de coração de galinha, camarão vivo, isca artificial e iscas vivas de D. pagei. As espécies de peixes coletados serão fotografados, mensurados quanto ao comprimento com fita métrica e quanto ao peso utilizando balança de mão (até 50Kg), sendo posteriormente soltos no mesmo local da captura. A identificação das espécies de peixes também será correlacionada com o tipo de isca utilizado. Para analisar a atratividade de D. pagei como isca viva será realizada uma ANOVA fatorial entre os tipos de isca, horários e locais de pesca. Em caso de significância as médias serão comparadas pelo Teste de Tukey ou Teste t Student. Para todos os testes será utilizado o nível de significância de p<0,05.
Palavras-chave: Crustacea
Trichodactylidae
Pesca
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4392
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.