Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4408
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Caracterização genética das espécies do gênero Pyrrhulina SPP. (Characiformes: Lebiasinidae) em igarapés e poças na Reserva Florestal Adolpho Ducke - perspectivas da distribuição genética e dinâmica populacional de igarapés
metadata.dc.creator: Sayara Meyre Zaguri Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Natasha Verdasca Meliciano
metadata.dc.description.resumo: No intuito de avaliar a distribuição da variabilidade genética existente nas populações das espécies de Pyrrhulina spp. (Characiformes: Lebiasinidae), grupo de organismos de pequeno porte, abundante e ampla distribuição entre ambientes relacionados aos igarapés, optou-se por utilizar marcadores tipo RAPD, pois são marcadores arbitrários, polimórficos, inespecíficos, abrangem todo o genoma e não tem a necessidade de equipamentos e tecnologias moleculares muito sofisticadas e conhecimento prévio de genoma alvo, podendo-se encontrar altos níveis de polimorfismos, possibilitando análises populacionais abrangentes de maneira rápida, simples, confiável e relativamente barata, quando comparados com outros métodos marcadores de DNA. A caracterização de espécies encontradas em igarapés, como as do gênero Pyrrhulina, se faz importante porque auxiliam nas pesquisas que pretendem acessar a variabilidade genética, estrutura populacional e comportamento evolutivo e filogeográfico de organismos habitantes de ambientes tão pouco estudados sobre este aspecto, como os igarapés, servindo na elucidação da dinâmica e padrões biológicos de espécies relacionadas e associados às condições inerentes deste tipo de ambiente, tão numeroso e pouco estudado. As espécies P. brevis e P. laeta (Characiformes: Lebiasinidae) possuem ampla distribuição, abundância, pequeno porte, que é o biótipo da maioria das espécies de peixes de igarapés, ambiente importante para o ciclo reprodutivo e de vida de muitas espécies, servindo como fonte energética primária ou de base, berçário e refúgio durante as épocas de cheia e vazante, funcionando, também, como o principal sistema de manutenção biológica, drenagem e irrigação dos grandes rios, auxiliando na qualidade dos estoques pesqueiros, cuja comunidade ribeirinha e comerciantes regionais são dependentes para a sobrevida e trabalho. Contudo, por serem pequenos e numerosos estes ambientes ainda são negligenciados e continuam tendo sua dinâmica desconhecida, tendo dados de origem genética quase que inexistente. Diversos estudos têm sido feito quanto à ocupação dos nichos pelas as espécies e as mudanças nas diversidades, riqueza e abundância das espécies ao longo das estações climáticas da Amazônia, no entanto, nenhum estudo ao nível genético tem sido feito avaliando a relação entre os indivíduos de uma espécie presente tanto em poças quanto no curso dos contínuo dos rios e sua capacidade e estratégias de locomoção e transposição de supostas barreiras biológicas de espécies de peixes de pequeno porte, que é o biótipo da maioria das espécies de igarapés. Dessa forma, elucidações sobre o relacionamento genético entre indivíduos de uma espécie em relação a sua distribuição geográfica pode servir como modelo e significar informações sobre hábitos, capacidades biológicas e padrões evolutivos de muitas espécies de peixes relacionadas e de igarapés distintos.
Palabras clave : Genética de populações
Igarapé
RAPD
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4408
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
RF_PIB_B_048.pdf713,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.