Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4428
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Sexagem em tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa Schweigger 1812) baseado na fisiologia hormonal, anatomia e histologia das gônadas
Autor(a): Tayanne da Silva Lopes
Orientador(a): Wallice Luiz Paxiúba Duncan
Resumo: Um dos métodos para se obter dados sobre o status evolutivo e reprodutivo de uma espécie é através da determinação da proporção sexual de um grupo, isso pode auxiliar tanto na ecologia, quanto na conservação da espécie.Um método bastante seguro e eficaz é a sexagem pela avaliação histológica das gônadas. Os métodos de visualização e histologia tem como dilema o sacrifício dos filhotes a serem estudados e a necessidade de utilização de métodos não invasivos. Outra forma de se obter o sexo do animal é pela dosagem de hormonal de estradiol, testosterona e progesterona por ser preciso, confiável e prático, sendo um método menos invasivo e de fácil realização, pois consiste na coleta de sangue. O objetivo principal deste projeto é identificação sexual por meio da análise hormonal, histológica e visual (anatômica) das gônadas de filhotes recém-eclodidos de tracajás, P. unifilis. Para tanto, questões como: verificar se os dados de sexagem visual (anatômica) dos filhotes de tracajás, P. unifilis estão relacionados aos níveis séricos dos hormônios reprodutivos (Testosterona, Progesterona e Estradiol), analisar os dados de sexagem visual (anatômica) dos filhotes de tracajás, P. unifilis e relacioná-los às características histológicas das gônadas (testículos e ovários) e verificar se os dados de sexagem anatômica dos filhotes de tracajás, P. unifilis estão relacionados à fisiologia hormonal e à histologia das gônadas simultaneamente.
Palavras-chave: Dimorfismo sexual
Tracajá
Histofisiologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4428
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Final_PIB-B_0080-2014-2015_Tayanne.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.