Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4430
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da aplicação de solução salina em plantas de Brassica olecarea var. acephala sobre o crescimento de Ascia monuste L. (Lepidoptera, Pieridae) e o desenvolvimento da planta
Autor(a): Jossenildo Ferreira Marinho
Orientador(a): Ana Claudia Kaminski
Resumo: A couve, Brassica oleracea L. var. acephala, é uma hortaliça com grande importância na nutrição humana, sendo muito produzida nas localidades do centro-sul do Brasil, e na região norte a produção de couve vem crescendo gradativamente.Popularmente chamada de couve-manteiga, essa hortaliça é de maneira geral, a mais presente na mesa de muitos brasileiros por sua grande fonte de nutrientes favorável para a saúde humana. Essa hortaliça, com bons tratos culturais, fornece folhas para serem consumidas no ano todo, sem interrupção.Estudos mostram que as brássicas são atingidas por diversas pragas , como por exemplo, a lesma , o caracol, e lagartas, e o pulgão Brevicoryne. brassicae sendo considerado a praga-chave da couve.Em Brassica, estas pragas podem ocasionar prejuízo em até 100% da plantação, e com isso uso de produtos naturais contra insetos causadores de danos vem sendo estudado por diversos autores.O desenvolvimento de inseticidas naturais se baseia na precaução contra efeitos prejudiciais à saúde humana caso algum resíduo tenha restado nos alimentos nos quais tenham sido aplicados, uma vez que os inseticidas comuns além de danos à saúde podem selecionar insetos resistentes. Existem indícios que pode haver um tipo de controle que não prejudique a planta, o meio ambiente nem o consumidor da hortaliça e a utilização de métodos simples de combate à pragas pode ser uma alternativa viável para pequenos produtores, uma vez que diversas famílias no município de Coari sobrevivem da venda de produtos hortifrutigranjeiros.
Palavras-chave: Lagarta da couve, sal, controle
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4430
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.