Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4437
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise comparativa da sensibilidade de diversos primers para detecção da Chlamydia trachomatis em amostra endocervical
Autor(a): Cleiton de Souza Mendes
Orientador(a): Danielle Albuquerque Pires Rocha
Resumo: A Chlamydia trachomatis é uma bactéria pertencente à família Chlamydiaceae e ao gênero Chlamydia, juntamente com a Chlamydia pecorum, a Chlamydia pneumoniae e a Chlamydia psitacci, essas duas últimas também patogênicas em humanos. É uma pequena bactéria que é um parasita obrigatoriamente intracelular, e em função da obrigatoriedade deste parasitismo, por muito tempo as clamídias foram consideradas como vírus. São, porém, bacilos gram-negativos, desprovidos de motilidade, que têm alto tropismo pelos epitélios genital e conjuntival, causando algumas patologias nestes sítios anatômicos. O diagnóstico da C. trachomatis pode ser feito através de cultura celular, por imunofluorescência direta, ELISA, captura híbrida ou PCR. Destes, a PCR tem sido largamente utilizada nos estudos epidemiológicos mais recentes por apresentar sensibilidade superior aos demais testes. Para o desempenho de uma boa PCR, a escolha da enzima deve ser considerada com bastante atenção, pois estas apresentam diferentes características que influenciam na sua sensibilidade. Com o objetivo de obter resultados ótimos em relação ao desempenho da PCR, várias enzimas comerciais devem ser analisadas e comparadas antes de serem escolhidas para serem usadas nas rotinas laboratoriais. O objetivo do presente trabalho é comparar a sensibilidade de algumas enzimas comerciais que exibem diferentes características (como por exemplo: Taq polimerase com tecnologia do anticorpo bloqueador; Taq polimerase com revisão para alta fidelidade, etc) para detecção da C. t r a c h o m a t i s .
Palavras-chave: Diagnóstico molecular
Chlamydia trachomatis1
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOQUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4437
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.