Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Viviane Vidal da Silva | - |
dc.creator | Izabel Cristina de Lima Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:46:59Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:46:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4438 | - |
dc.description.resumo | O Ensino de Ciências ao longo de décadas vem passando por profundas transformações em suas teorias de aprendizagem, práticas educativas, valorização da ciência e do professor, que encontram-se vinculadas a crescente importância que Ciência possui para o desenvolvimento econômico das sociedades. Das diferentes práticas pedagógicas surgem, no campo de ensino de ciências, novas propostas como a Alfabetização Científica e a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que visam à formação de sujeitos mais críticos, além de novas orientações que são apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentro deste contexto a formação do professor de Ciências tem o papel de relevante importância para a educação, pois é, na sua formação inicial que o pretenso profissional manifesta o seu compromisso com a qualidade da educação.Assim este projeto tem como objetivo compreender a percepção que os discentes do IEAA/UFAM possuem sobre o papel do professor de ciências e a sua formação inicial. Para tanto serão levantados os documentos relativos as políticas curriculares para a formação de licenciados, como por exemplo, as Diretrizes e Bases para a formação de licenciados em Ciências e Biologia, e documentos oficiais orientadores para a educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Após este levantamento será realizada uma análise crítica de todo esse referencial de formação para o futuro professor. Para a coleta de dados será utilizada a pesquisa qualitativa adotando-se o método da entrevista semi-estrutura, atendendo desta forma o objetivo geral proposto. Serão realizadas entrevistas semi-estruturas seguindo um roteiro flexível com os discentes do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química entre o 70 e 100 períodos, com ênfase para a formação em Biologia. Os resultados das entrevistas serão relacionados com as análises das políticas curriculares e dos documentos norteadores para o ensino de Ciências, a fim de se analisar a formação dos discentes do curso de licenciatura dupla em Ciências: Biologia e Química, a partir de uma abordagem histórico-crítica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2014 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | - |
dc.subject | Formação de professores | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.title | Investigando a formação de professores para o ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Ciências - Biologia e Química | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-B/0003/2014 | - |
dc.pibic.projeto | Investigando a formação de professores para o ensino de Ciências | - |
dc.pibic.dtinicio | 2014-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2015-07-31 | - |
dc.contributor.colaborador | Marinildo Silva da Cruz | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Izabel Cristina de Lima Nascimento - Investigando.pdf | 363,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.