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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viviane Vidal da Silva-
dc.creatorIzabel Cristina de Lima Nascimento-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:46:59Z-
dc.date.available2016-09-23T15:46:59Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4438-
dc.description.resumoO Ensino de Ciências ao longo de décadas vem passando por profundas transformações em suas teorias de aprendizagem, práticas educativas, valorização da ciência e do professor, que encontram-se vinculadas a crescente importância que Ciência possui para o desenvolvimento econômico das sociedades. Das diferentes práticas pedagógicas surgem, no campo de ensino de ciências, novas propostas como a Alfabetização Científica e a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que visam à formação de sujeitos mais críticos, além de novas orientações que são apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentro deste contexto a formação do professor de Ciências tem o papel de relevante importância para a educação, pois é, na sua formação inicial que o pretenso profissional manifesta o seu compromisso com a qualidade da educação.Assim este projeto tem como objetivo compreender a percepção que os discentes do IEAA/UFAM possuem sobre o papel do professor de ciências e a sua formação inicial. Para tanto serão levantados os documentos relativos as políticas curriculares para a formação de licenciados, como por exemplo, as Diretrizes e Bases para a formação de licenciados em Ciências e Biologia, e documentos oficiais orientadores para a educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Após este levantamento será realizada uma análise crítica de todo esse referencial de formação para o futuro professor. Para a coleta de dados será utilizada a pesquisa qualitativa adotando-se o método da entrevista semi-estrutura, atendendo desta forma o objetivo geral proposto. Serão realizadas entrevistas semi-estruturas seguindo um roteiro flexível com os discentes do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química entre o 70 e 100 períodos, com ênfase para a formação em Biologia. Os resultados das entrevistas serão relacionados com as análises das políticas curriculares e dos documentos norteadores para o ensino de Ciências, a fim de se analisar a formação dos discentes do curso de licenciatura dupla em Ciências: Biologia e Química, a partir de uma abordagem histórico-crítica.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agricultura e Ambiente - Humaitápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2014pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências-
dc.subjectFormação de professores-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleInvestigando a formação de professores para o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiências - Biologia e Químicapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-B/0003/2014-
dc.pibic.projetoInvestigando a formação de professores para o ensino de Ciências-
dc.pibic.dtinicio2014-08-01-
dc.pibic.dtfim2015-07-31-
dc.contributor.colaboradorMarinildo Silva da Cruz-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

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