Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4559
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
metadata.dc.creator: Izabely Barbosa Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Cássia Maria Bezerra do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa que tem por objetivo investigar sobre o ensino da Literatura nas escolas do município de Manaus. Em estudos, debates, observações e conversas na Atividade Curricular de Extensão Literatura e Complexidade , realizada em uma escola da rede pública de Manaus, surgiram questionamentos sobre o ensino da Literatura nas escolas: Por que a Literatura só surge como disciplina no currículo do ensino médio? Por que tratar livros de Literatura com a alcunha de paradidático? Por que as orientações expostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não são vivenciadas na realidade escolar? Por que há tantos livros nas bibliotecas das escolas que não são manuseados, lidos ou utilizados por professores e estudantes? Há projetos de leitura em andamento? O que pode ser feito para garantir o Direito à Literatura nas escolas de Manaus? Tais questionamentos nos levaram a propor um estudo que visa investigar essa ausência ou situações de presença da Literatura nas escolas. Utilizaremos para esta pesquisa uma fundamentação teórica que trata a Literatura como formadora da inteligência humana, como temos nos estudos de Antonio Cândido, Nelly Novaes Coelho, Edgar Morin e Jean Piaget. Serão essenciais à pesquisa a leitura crítica dessa fundamentação teórica, dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para monitorar a evolução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE): PCN, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Prova Brasil, Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM); para finalmente investigarmos, em observação nas escolas, as ações e ausências de ensino da Literatura no município de Manaus. Para delimitação do corpus desta etapa, usaremos conhecimento relacionado a Métodos Estatísticos, a fim de garantir maior confiabilidade nos resultados obtidos.
Palabras clave : Literatura
Ensino
Formação
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4559
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
R_F_Izabely.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.