Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cássia Maria Bezerra do Nascimento-
dc.creatorIzabely Barbosa Farias-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:47:39Z-
dc.date.available2016-09-23T15:47:39Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4559-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um projeto de pesquisa que tem por objetivo investigar sobre o ensino da Literatura nas escolas do município de Manaus. Em estudos, debates, observações e conversas na Atividade Curricular de Extensão Literatura e Complexidade , realizada em uma escola da rede pública de Manaus, surgiram questionamentos sobre o ensino da Literatura nas escolas: Por que a Literatura só surge como disciplina no currículo do ensino médio? Por que tratar livros de Literatura com a alcunha de paradidático? Por que as orientações expostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não são vivenciadas na realidade escolar? Por que há tantos livros nas bibliotecas das escolas que não são manuseados, lidos ou utilizados por professores e estudantes? Há projetos de leitura em andamento? O que pode ser feito para garantir o Direito à Literatura nas escolas de Manaus? Tais questionamentos nos levaram a propor um estudo que visa investigar essa ausência ou situações de presença da Literatura nas escolas. Utilizaremos para esta pesquisa uma fundamentação teórica que trata a Literatura como formadora da inteligência humana, como temos nos estudos de Antonio Cândido, Nelly Novaes Coelho, Edgar Morin e Jean Piaget. Serão essenciais à pesquisa a leitura crítica dessa fundamentação teórica, dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para monitorar a evolução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE): PCN, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Prova Brasil, Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM); para finalmente investigarmos, em observação nas escolas, as ações e ausências de ensino da Literatura no município de Manaus. Para delimitação do corpus desta etapa, usaremos conhecimento relacionado a Métodos Estatísticos, a fim de garantir maior confiabilidade nos resultados obtidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLíngua e Literatura Portuguesapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2014pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura-
dc.subjectEnsino-
dc.subjectFormação-
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleLiteratura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoLetras - Língua e Literatura Portuguesapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0113/2014-
dc.pibic.projetoLiteratura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus-
dc.pibic.dtinicio2014-08-01-
dc.pibic.dtfim2015-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
R_F_Izabely.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.