Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4578
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prevalência de indícios de anormalidades da defecação em pacientes com constipação intestinal atendidos no Ambulatório Araújo Lima.
metadata.dc.creator: Laura Brandão Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Ivan Tramujas da Costa e Silva
Resumo: Objetivo: Investigar a prevalência de queixas associadas a distúrbios da defecação em pacientes com constipação intestinal funcional caracterizada pelos critérios de ROMA III. Métodos: Serão entrevistados todos os pacientes consecutivamente atendidos no ambulatório de Coloproctologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) encaminhados com diagnóstico presuntivo de constipação intestinal. Destes, serão selecionados os que cumprirem os critérios de ROMA III para constipação intestinal funcional. Destes, serão selecionados 193 pacientes para investigação da prevalência de pelo menos dois dos seguintes critérios, que são sugestivos de disfunção do mecanismo da defecação: 1) Esforço em pelo menos 25 por cento de defecações; 2) Sensação de evacuação incompleta em pelo menos 25 por cento das evacuações; 3) Sensação de obstrução anorretal ou bloqueio em pelo menos 25 por cento das evacuações; 4) Necessidade de manobras manuais para facilitar em pelo menos 25 por cento das evacuações. Realizar-se-á uma distribuição de frequência agrupando-se os dados em classes de ocorrência, calculando-se a frequência de pacientes com constipação intestinal funcional segundo os critérios de ROMA III com pelo menos dois critérios indicativos de distúrbios da defecação. Resultados esperados: Estabelecer a prevalência de indícios de distúrbios da defecação nos pacientes com constipação intestinal funcional verdadeira, segundo os critérios de ROMA III, no ambulatório de Coloproctologia do HUGV.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: constipação intestinal
defecação
prevalência
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências da Saúde: Cirurgia Proctologica
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4578
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.