Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4583
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Obtenção de óleo essencial, prospecção química e avaliação da inibição enzimática do extrato e frações de Syzygium cumini (L.) Skeels
Autor(a): Aline Cruz Batista
Orientador(a): Renata Takeara
Resumo: A pesquisa com plantas medicinais tem sido e continua a ser considerada uma abordagem frutífera para a procura de novas drogas. Os óleos essenciais são originados do metabolismo secundário das plantas e possuem composição química complexa, destacando-se a presença de terpenos e fenilpropanóides, constituem os elementos voláteis contidos em muitos órgãos vegetais e estão relacionados com diversas funções necessárias à sobrevivência vegetal. Syzygium cumini pertence à família Myrtaceae é uma árvore que pode atingir até dez metros de altura, com folhas simples e frutos de cor roxo-escura, com uma única semente coberta de polpa comestível, mucilaginosa, doce, mas adstringente e estudos biológicos e farmacológicos com esta espécie demonstraram atividade inibidora de α-glucosidase, antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, hipoglicemiante e hipolipidêmica, antialérgica e antiviral, estudos químicos mostraram que essa espécie é rica em antocianinas, flavonoides, terpenos, alcaloides e óleo essencial. O estudo da obtenção de óleo essencial, prospecção química e avaliação da inibição enzimática do extrato e frações de Syzygium cumini (L.) Skeels, pode contribuir fornecendo subsídios para o desenvolvimento de novos produtos com aplicação terapêutica e/ou cosmética. Com isso esse projeto objetiva analisar a presença de metabólitos secundários e avaliar a inibição das enzimas α-glucosidase e α-amilase do extrato bruto e frações de S. cumini. As partes aéreas dessa espécie serão coletadas na estrada AM010, Km 26 (sentido Itacoatiara-Manaus), para extração de óleo essencial pelo método de hidrodestilação em aparelho de Clevenger e para preparação do extrato bruto em aparelho de destilação sob refluxo.
Palavras-chave: Myrtaceae, Amilase, Glucosidase
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4583
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.