Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4587
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prospecção química e biológica do extrato de resíduos das espécies, Bowdichia nítida e Ferreira spectabilis, espécies econômicas da Amazônia Brasileira.
Autor(a): Thais Marques Menezes Farias
Orientador(a): Anderson Cavalcante Guimarães
Resumo: A utilização de plantas medicinais por ter se tornado uma prática generalizada, tem como base a tradição familiar. A OMS estima que 80% da população nos países em desenvolvimento no mundo, estão utilizando de alguma forma as plantas medicinais como medicamentos, aumentando a confiabilidade de aproximadamente 3,5 a 4 bilhões pessoas na utilização das plantas como fontes de drogas. Em meio a inúmeras espécies vegetais da Amazônia, destaca-se a família Leguminosae, sendo considerada a terceira maior família de angiospermas compreendendo aproximadamente 727 gêneros e 19.325 espécies, sendo dividida em três subfamílias: Mimosoideae, Caesalpinioideae e Papilionoideae. As leguminosas têm papel importante na prevenção de cancro do cólon, dislipidemias, diabetes e osteoporose confirmados por inúmeros trabalhos científicos, os estudos de natureza fitoquímica indicam a presença de glicosídeos, ácidos orgânicos, sais minerais, taninos, pigmentos e mucilagens nas espécies de Bauhinia (Leguminoseae), demonstram também o efeito hipoglicêmico e potencial antioxidante do flavonóide Kaempferitrina em B. forficata,. A família Leguminosae tem merecido destaque por sua diversidade de espécies e importância econômica O estudo de atividade enzimática é de extrema importância devido a sua aplicabilidade nas diversas áreas da ciência. Dentre os ensaios descritos, destacam-se as atividades inibidoras de α-amilase e α-glucosidase. A capacidade inibitória de enzimas pode ser utilizada de forma benéfica como no tratamento da obesidade, diabetes, entre outras doenças. O objetivo geral é analisar a presença de metabólitos secundários e avaliar atividade enzimática de extratos brutos resíduos de Bowdichia nitida e Ferreira spectabilis pertencentes à família Leguminosae utilizadas pela madeireira de Itacoatiara. Os resíduos de amostras vegetais serão coletados de espécimes já identificados. O material vegetal seco e moído será extraído com etanol 70% sob refluxo e concentrado até remoção de todo solvente em evaporador rotatório, após isso ocorrerá o fracionamento do extrato através de partição líquido-líquido utilizando solventes em ordem crescente de polaridade para determinação dos rendimentos. Os extratos e as frações serão analisados na prospecção fitoquímica para caracterização dos constituintes fenólicos, terpenos, saponinas e alcalóides. Através das placas cromatográficas, se avalia o perfil químico e emprega-se os ensaios para avaliação da atividade de inibição enzimática α-amilase e α-glucosidase. Através da prospecção química os metabólicos secundários importantes nas espécies pertencentes a família Leguminosae são identificados, já que esta apresenta uma grande diversidade estrutural.
Palavras-chave: Bowdichia nitida, Ferreira spectabilis, Leguminosae
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4587
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.