Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4596
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: ANALISAR O EFEITO SOBRE A ORDEM DO EXERCÍCIO EM FUNÇÃO DA CONDIÇÃO DE EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO (PESO LIVRE E GUIADO) EM INDIVÍDUOS DE DIFERENTES IDADES E NÍVEIS DE EXPERIÊNCIA
Autor(a): Iago Pimentel de Lima Vieira
Orientador(a): João Cláudio Braga Pereira Machado
Resumo: Para uma correta prescrição no treinamento resistido é muito importante entender a interação entre as mudanças no padrão de atividade muscular em virtude da ordem de aplicação deste na sessão de treinamento e como a condição de execução (peso livre ou guiado) pode alterar este padrão. Assim, o objetivo deste estudo é caracterizar o padrão e atividade muscular em função de experiência do sujeito e idade em músculos da articulação do ombro, cotovelo e estabilizadores da coluna durante a realização de diferentes ordens na sessão de treinamento quando executados com pesos livres e guiados. A amostra será intencional para 30 sujeitos adultos jovens, do gênero masculino, saudáveis, divididos quanto ao tempo de envolvimento com treinamento de força, sendo iniciantes (entre seis e 12 meses) e experientes (acima de 24 meses). O procedimento experimental consistirá em avaliação das medidas antropométricas, realização de um período de familiarização dos exercícios (supino plano, desenvolvimento sentado e tríceps supinado) e teste de 1RM, seguido do treinamento com as duas condições de execução (livre e guiado) nas duas sequências da ordem dos exercícios (SEQ A- maior para o menor; SEQ B-menor para o maior), determinados de forma aleatória. Durante esse período de treino será captado o sinal eletromiográfico do peitoral maior (PM), deltoide anterior (DA), tríceps braquial cabeça longa (TBCL), reto abdominal (RA) e eretor da espinha lombar (EEL) sincronizadas com gravação execução dos exercícios para coleta dos dados cinemáticos.
Palavras-chave: Eletromiografia
Treinamento de força
Exercício
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4596
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.