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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1João Cláudio Braga Pereira Machado-
dc.creatorChellsea Hortencio Alcantara Silva-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:47:56Z-
dc.date.available2016-09-23T15:47:56Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4604-
dc.description.resumoO jogo de futebol é caracterizado por situações de enorme imprevisibilidade, aleatoriedade e complexidade. O desempenho no futebol parte de uma complexa interligação entre os aspectos físicos, técnicos, táticos, psicológicos. Este desempenho tende também a ser influenciado por diversos fatores contextuais, já que os comportamentos dos jogadores e das equipes que consubstanciam os padrões de jogo parecem depender fortemente do tipo de competição, do local do jogo (i.e. casa / fora), da qualidade do adversário e do resultado momentâneo do jogo. A partir de toda esta complexidade inerente ao jogo de futebol, emerge uma grande dúvida, que até hoje não se encontra dissipada: Como deverá ocorrer o processo de ensino-aprendizagem e de treinamento do jogo de futebol? Diversos autores têm proposto diferentes métodos de ensino-aprendizagem e treinamentos para serem aplicados no futebol, principalmente através de métodos que utilizem como fator primordial o Jogo Reduzido, uma vez que estes métodos possuem como foco o desenvolvimentos dos aspectos táticos e cognitivos. No entanto, grande parte dos estudos procuram focar na componente física desenvolvida através destes jogos, por isso, o presente estudo tem como objetivo caracterizar os aspectos técnicos realizados em diferentes formatos de jogos reduzidos. No presente estudo, serão utilizados dois formatos distintos de jogo reduzido (Manutenção da Posse de Bola e Progressão ao Alvo) baseados no modelo Conceitual. Cada jogo terá a duração de 30 minutos e será realizado num campo com as seguintes dimensões: 52mx32m. As equipes serão formadas por seis jogadores de linha e um goleiro, totalizando sete jogadores. Um aquecimento de 15 minutos padronizados será realizado antes de cada jogo reduzido. O instrumento de observação utilizado será o SoccerEye, onde este é constituído por sete critérios: (1) Início da fase ofensiva; (2) Desenvolvimento da Transição-Estado defesa/ataque; (3) Desenvolvimento da posse de bola; (4) Final da fase ofensiva; (5) Espacialização do terreno de jogo; (6) Centro do Jogo; e (7) Configuração Espacial de Interação. Para a análise sequencial dos dados utilizou-se o software SDIS-GSEQ (v5.0.77, 2010). Poder-se-á a partir desta investigação fornecer informações relevantes para os treinadores e/ou outros intervenientes na prática desportiva de forma a controlarem e prescreverem treinos mais específicos e representativos, em função do modelo de jogo pré-definido pelas comissões técnicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2014pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTutebol, Métodos de Treino, Jogos Conceituais, Técnica-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.titleCARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS TÉCNICOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL AMAZONENSEpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEducação Física - Promoção em Saúde e Lazerpt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0064/2014-
dc.pibic.projetoCARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS TÉCNICOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL AMAZONENSE-
dc.pibic.dtinicio2014-08-01-
dc.pibic.dtfim2015-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

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