Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4606
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo epidemiológico da associação causal entre lesões por Papilomavírus Humano e lesões neoplásicas em região anal em exames anatomopatológicos
Autor(a): Soraya Souto da Silva
Orientador(a): Gerson Suguiyama Nakajima
Resumo: Tanto as lesões causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) quanto as comorbidades causadas pelas neoplasias anais são de grande incidência e prevalência na população em geral. A infecção por papilomavírus humano tem sido relacionada a gênese do carcinoma de ânus, associada a fatores de risco como tabagismo, DST, homossexualismo e sodomia. A incidência de papiloma vírus humano ( HPV ) e HPV relacionados com o câncer anal tem vindo a aumentar a um ritmo alarmante. Pacientes positivos para o vírus da imunodeficiência humana correm um risco particularmente elevado, cuja prevalência aumenta rapidamente na população como a expectativa de vida aumentou. A imunossupressão crônica por várias razões é um importante fator de risco para infecções persistentes com papilomavírus humano e HPV associada a cânceres anogenitais; e suas lesões precursoras têm um papel importante na medicina moderna. Além disso, suas semelhanças com o câncer do colo do útero têm levado a muitos estudos com o objetivo de estabelecer diretrizes para detecção e tratamento de lesões precursoras do câncer anal, com o objetivo de prevenção. Um grande número de dermatoses genitoanal, tumores benignos, neoplasias de células escamosas malignas e câncer de precursores podem imitar condilomas acuminados. Estas contrapartes malignas tem que ser descartada por biópsia e um exame histológico completo, sendo que o resultado da biópsia histopatológica de uma colposcopia (HRA) monitorado é considerada o exame padrão-ouro para a confirmação da presença de uma lesão intra-epitelial anal. O objetivo do trabalho é pesquisar a proporção da co-existência destas duas afecções com base em estudo epidemiológico; estudar a proporção de casos de cânceres anais que podem estar relacionados causalmente com a infecção por HPV na cidade de Manaus, correlacionar as lesões sugestivas de HPV no exame anatomopatológico sem envolvimento de câncer; analisar e correlacionar as lesões neoplásicas sem envolvimento com HPV. O conhecimento da proporção epidemiológica entre essas duas patologias permitirá o planejamento de medidas de saúde pública capazes de diminuir tanto a incidência quanto a prevalência do desenvolvimento das lesões neoplásicas anais com base em uma política de prevenção do vírus HPV, melhorando assim a qualidade de vida da população.
Palavras-chave: Câncer anal, Papilomavírus Humano
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4606
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.