Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4632
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Regulação gênica das defesas antioxidantes in vitro, mediadas pelo extrato das cascas do caule de Bertholletia excelsa, em fibroblastos submetido a condições de estresse oxidativo
Autor(a): Érico Jorge Silva Freitas
Orientador(a): Emerson Silva Lima
Resumo: O estresse oxidativo é causado pelo excesso de radicais livres, que acabam promovendo dano celular e tecidual. Os radicais livres são produtos do metabolismo celular, entretanto podem ter sua formação intensificada por meio de estímulos exógenos (radiação, toxinas, drogas, produtos químicos, poluentes ambientais), constantemente presente em diversas patologias. A ativação de diversas enzimas na resposta de defesa à agressão oxidativa faz com que a célula intensifique a expressão gênica dessas proteínas, como a superoxido dismutase (SOD), Catalase (CAT) e peroxidades (GPx) e glutationa redutase (GSH-red), entre outras. Outra maneira de intensificar uma resposta defensiva, porém não enzimática, é por meio de substancias com propriedades antioxidantes, para evitar a formação desses radicais livres. São elas vitaminas (A e E, pró-beta-carotenos) e outros compostos, como os compostos fenólicos. Os compostos fenólicos tem a capacidade de captar radicais livres, diminuindo a sua disponibilidade e consequentemente reduzir o dano celular/tecidual. Estudos previamente realizados revelaram que o extrato da casca do caule de Bertholletia excelsa apresentou uma quantidade relevante de compostos fenólicos. Este trabalho tem como objetivo verificar a regulação gênica das defesas antioxidantes in vitro em fibroblastos sob estresse oxidativo, avaliando os genes evidenciados tanto em células sob estresse, quanto em células expostas ao extrato de Bertholletia excelsa para verificar os genes evidenciados em resposta ao tratamento. As culturas de células serão expostas a um agente oxidante, como o peróxido de hidrogênio (H2O2), o que induzirá a célula a responder contra o estresse oxidativo, portanto promovendo a maior expressão gênica dessas proteínas de defesa. Neste caso avalia-se-á qual a resposta que a célula apresentará sob estresse e qual o efeito do tratamento da célula com o extrato de Bertholletia excelsa sobre esta resposta. Após o tratamanto das células será conduzida a extração do RNA dessas células e utilização da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction),para analises dos genes NRf2, GPx e SOD. Espera-se identificar de que forma o extrato regula a resposta antioxidante nesta célula, o que servira como base para estudos futuros nesta área.
Palavras-chave: Estresse oxidativo
Fenólicos
PCR
Bertholletia excelsa
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4632
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Érico Jorge Silva Freitas.pdf854,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.