Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4636
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização e Relação do Estado Nutricional e Pé Plano Valgo-flexível em Crianças de 3 a 5 anos no Município de Manaus/AM
Autor(a): Keysy Karoline Souza Andrade
Orientador(a): Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça
Resumo: Os pés são estruturas do corpo humano que se modificam ao longo do processo de desenvolvimento. Segundo Gunta (2002), quando a criança apóia o pé no chão e o arco longitudinal medial do pé desaparece, diz-se que há pé plano, também conhecido como "pé chato" ou pé planovalgo flexível. A maioria dos casos de pé chato não possui tratamento, porém para criança de 3 à 5 anos de idade a estimulação precoce pode desenvolver a musculatura do pé e a conseqüente formação do arco plantar, prevenindo ou dirimindo tanto a formação do pé chato como as possíveis alterações posturais decorrentes do mesmo. Nos pés planos graves, dolorosos ou naqueles de início tardio, a investigação deve ser cuidadosa e o tratamento cirúrgico deve ser considerado. Acredita-se, então, que esse tipo de pé pode acarretar dor na vida adulta, problemas na marcha e na manutenção do equilíbrio. Desse modo, o objetivo geral do presente do presente projeto é relacionar o estado nutricional com a presença de pé plano valgo flexível em crianças de 3 a 5 anos e traçar um perfil epidemiológico dessas alterações nutricionais e ortopédicas. Assim, espera-se que diante dos resultados obtidos, haja a formação de um perfil epidemiológico pediátrico, quanto ao estado nutricional e a conformação do arco plantar; assim como a correlação desses dois fatores e a real influência do sobrepeso na fixação do pé plano. Espera-se, ainda, que com a comparação dos estudos realizados em 2013 e futuramente 2014 (com a execução das atividades do presente projeto), possa haver dados significativos sobre os parâmetros avaliados em um intervalo de tempo maior. Por conseguinte, os resultados obtidos e suas consequentes análises e conclusões servirão de base para futuras intervenções na população em análise, visando atuação tanto na questão nutricional quanto sobre orientações a cerca da estimulação para formação de um arco plantar estruturado e adequado, prevenindo a fixação do pé plano.
Palavras-chave: Pé plano
Estado nutricional e crianças
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4636
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.