Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4659
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise da qualidade das informações científicas e ambientais nos portais dos jornais Diário da Amazônia (Porto Velho/RO) e Página 20 (Rio Branco/AC)
Autor(a): Pedro Paulo Reis Batista
Orientador(a): Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar a cobertura jornalística sobre ciência e meio ambiente realizada pelos jornais online Diário da Amazônia (Porto Velho/RO) e Página 20 (Rio Branco/AC). Acreditamos que investigar o papel da mídia regional no esforço global de conciliar progresso e meio ambiente significa contribuir para qualificar o papel dos veículos de comunicação na questão ambiental e melhorar o nível de informação dos cidadãos. Esse esforço toma contornos especiais quando o assunto envolve a Amazônia, uma região de sócio-biodiversidade incomparável e estratégica para o planeta. Esta pesquisa é parte integrante do projeto de pesquisa Jornalismo, Ciência e Meio Ambiente na Amazônia , aprovado no Edital 043/2013 do CNPq e que tem como coordenador o Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues (orientador desta proposta de PIBIC). A relevância da pesquisa se ancora na constatação de que pela primeira vez em sua história, a humanidade se depara com a possibilidade de real de suas decisões causarem a sua extinção. O modelo de desenvolvimento econômico baseado nos princípios do capitalismo, adotado pela maioria dos países, pôs em risco a sobrevivência humana no planeta ao promover exploração insustentável dos recursos naturais e ao poluir o ambiente. A consequência mais catastrófica desses dois fatores são as mudanças climáticas globais, que já se manifestam por meio de furacões, grandes estiagens, enchentes, aumento da temperatura, desertificação, extinção de espécies da fauna e da flora e outros fatores igualmente preocupantes.
Palavras-chave: Jornalismo
Ciência
Meio Ambiente
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Comunicação Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4659
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro_Paulo_Reis_Batista.pdf811,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.