Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4708
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Divergência de rendimento e de grau de escolaridade entre a mão de obra masculina e feminina no mercado de trabalho manauara de 2000 a 2010
Autor(a): Aristide Mananga Dadi
Orientador(a): Lenice Ypiranga Benevides de Araujo
Resumo: O objetivo da pesquisa será analisar a divergência de rendimento e de grau de escolaridade entre a mão de obra masculina e feminina no mercado de trabalho manauara no período de 2000 a 2010. Apesar de as mulheres serem mais instruídas que os homens, elas ainda são descriminadas e tem ganhos menores do que os homens. Para explicar o diferencial de salários entre indivíduos, aponta-se o fato de que esse diferencial tem como fonte a característica não produtiva (sexo), que caracteriza discriminação no mercado de trabalho. Para a realização da pesquisa, utilizaremos as informações sobre algumas características da participação da mulher manauara neste mercado, evidenciando tanto o grau de escolaridade, quanto emprego feminino ocupado nos diferentes setores de atividade econômica contidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do MTE ( Ministerio do Trabalho e Emprego). Neste sentido, o estudo da divergência de rendimento e de grau de escolaridade entre a mão de obra feminina e masculina de 2000 a 2010 é importante, pois, nos permitirá compreender melhor a questão descriminação nos rendimentos entre gêneros.
Palavras-chave: Economia da Educação
Rendimento
Mercado de Trabalho
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4708
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aristide Mananga Dadi.pdf7,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.