Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4718
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Interdisciplinaridade e humanização em saúde: estudo de caso no Programa de Preparação de Alta para Pacientes com Sequelas Neurológicas e seus Familiares (PAPS) no HUGV em Manaus
Autor(a): Antonia Adrielle da Silva Reis
Orientador(a): Marinez Gil Nogueira
Resumo: Este estudo tem como tema a prática interdisciplinar dos profissionais que compõem o Programa de Preparação de Alta para Pacientes com Sequelas Neurológicas e seus Familiares (PAPS). Este é um programa que, através das ações de uma equipe multiprofissional, atende os pacientes do Hospital Universitário Getúlio Vargas HUGV, que sofreram algum tipo de sequela neurológica. Durante o período de estágio na Instituição, verificou-se a dificuldade na realização de uma ação interdisciplinar efetiva, pois nem todos os profissionais contribuem para a realização de um bom trabalho em equipe. Este estudo toma como base teórica a Política Nacional de Humanização (PNH), por entender que o processo de Humanização é uma transformação das práticas de saúde, por meio das práticas interdisciplinares na gestão do trabalho, ou seja, uma aproximação e uma troca de saberes entre os profissionais, visando à realização de um trabalho efetivo entre a equipe multiprofissional. Tendo como base teórica a PNH que traz as diretrizes da interdisciplinaridade para as equipes multiprofissionais nas unidades de saúde, este estudo tem como questão norteadora central da pesquisa: quais os fatores que dificultam a realização efetiva do trabalho interdisciplinar na equipe multiprofissional no PAPS com base nas diretrizes da Política de Humanização no HUGV? Coerente com a questão norteadora central, este estudo tem o seguinte objetivo geral: analisar os fatores que dificultam a realização efetiva do trabalho interdisciplinar na equipe multiprofissional no PAPS, com base nas diretrizes da Política de Humanização no HUGV. Para responder esse objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1) identificar como cada profissional da equipe desempenha seu papel de forma interdisciplinar no PAPS; 2) caracterizar como é realizado o processo de trabalho da equipe multiprofissional no PAPS; e 3) analisar como ocorre a relação entre a família e a equipe multiprofissional durante o processo de preparação de alta. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa constitui-se como um estudo de caso a ser realizado por meio do levantamento de dados e/ou informações a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Em relação aos resultados da pesquisa, espera-se contribuir na criação de estratégias para um atendimento interdisciplinar aos pacientes inseridos no programa, incentivando ao cumprimento dos princípios da Política Nacional de Humanização.
Palavras-chave: Serviço Social
Saúde
Interdisciplinaridade
Humanização
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Serviço Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4718
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia Adrielle da Silva Reis.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.