Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4719
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Tecnologias Sociais no processo de catação de materiais recicláveis: um estudo na Rede de Catadores Reciclagem Solidária (Eco-Recicla) em Manaus-AM-2014/2015
Autor(a): Damares Ismael da Costa
Orientador(a): Débora Cristina Bandeira Rodrigues
Resumo: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo realizar um estudo participativo sobre as condições socioeconômicas e a gestão do trabalho das catadoras de materiais recicláveis em Manaus e será realizada na Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis Eco-Recicla em Manaus/AM. A tecnologia social ainda é pouco difundida na sociedade, por isso a importância de investigar tal tema. Neste sentido, o projeto de pesquisa tem como objetivo geral: Analisar as tecnologias sociais utilizadas no processo de catação pelas catadoras de materiais recicláveis em Manaus-AM. E como objetivos específicos: 1) Identificar as técnicas, ferramentas, métodos e/ou tecnologias sociais utilizadas pelas mulheres da Rede de Catadores Reciclagem Solidárias (Eco-Recicla), no trabalho de catação de materiais recicláveis. 2)Desvelar o impacto do uso das tecnologias sociais inovadoras utilizadas pelas mulheres da Rede de Catadores Reciclagem Solidárias (Eco-Recicla) durante o processo de catação. 3) Conhecer a identidade sócio ocupacional das mulheres participantes da Rede de Catadores Reciclagem Solidária (Eco-Recicla).. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi estruturada em três fases distintas, mas complementares entre si: Fase I - em que será realizado o levantamento bibliográfico para fundamentação teórica das categorias centrais de análise bem como um levantamento documental junto ao Grupo de Pesquisa Inter-Ação e a Associação Eco-Recicla, que permitirá evidenciar alguns dados referentes à descrição histórica do surgimento desta associação. Fase II período de realização da pesquisa de campo, em que será feita uma abordagem qualitativa e quantitativa por meio de aplicação de formulários e de entrevistas do tipo semi-estruturada com as catadores (sujeitos da pesquisa) ligadas a rede de Catadores.. Fase III Sistematização, Organização, Analise dos dados, Montagem do banco de dados e Elaboração de resumo e relatório parcial e final. Esta proposta de pesquisa de iniciação científica faz parte do Projeto: Pesquisa-ação no estudo das condições de vida e de trabalho das catadoras de material reciclável em Manaus financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq que está sendo desenvolvido pelo Grupo InterAção. No que diz respeito à relevância acadêmico-científica, essa pesquisa, em que pese seus limites, possibilitará: produção de novos conhecimentos sobre as catadoras de materiais recicláveis em Manaus; contribuição para os debates em diferentes fóruns em âmbito regional, nacional e internacional sobre a referida temática. A relevância social desta pesquisa centra-se na importância de contribuir para o apoio e fomento de políticas públicas para incentivar essas catadoras na atividade de catação, uma vez que as políticas estão voltadas somente para catadores que estão organizados em algum tipo de grupo, como as associações ou cooperativas.
Palavras-chave: Tecnologias Sociais
Gênero
Trabalho
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Serviço Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4719
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Damares Ismael da Costa.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.