Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sônia Selene Baçal de Oliveira-
dc.creatorSamuel Vinente da Silva Junior-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:48:28Z-
dc.date.available2016-09-23T15:48:28Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4731-
dc.description.abstractThe relacto aims to analyze how we are implementing the inclusion policies in municipal public schools in the city of Manaus, with emphasis on continuing education managers. The educational legislation and studies undertaken in different regions have indicated the need for initial and continuing training of managers to act in the inclusive school. The research is a qualitative approach, based on the idea that reality is dynamic and can be seized by studies related to the peculiarities of the subjects and their relations with the history, culture, politics and society. Being analyzed the contents of the documents related to the implementation of the multifunctional resources, training managers to act in the inclusive school and the guidelines that regulate the specialized education in the school system. This procedure is to source Opinions, Resolutions, Ordinances, guidelines, laws and decrees on the basis of documents issued in the period 2007 to 2013 a search was performed on the INEP site to survey the number of multifunction rooms. The dialectical historical materialism will allow the reading of the classics, based on the verified contradiction between what is explained in the official documents and what is legitimate in everyday school life. The educational legislation and studies undertaken in different regions have indicated the need for initial and continuing training of managers to act in the inclusive school. The research is a qualitative approach, based on the idea that reality is dynamic and can be seized by studies related to the peculiarities of the subjects and their relations with the history, culture, politics and society. It is expected that the results make it possible to obtain an overview of the implementation of inclusion policies in the municipality and indicate possibilities of intervention in the reality of the Amazon region, in partnership with the University and the public school system. The research is a qualitative approach, based on the idea that reality is dynamic and can be seized by studies related to the peculiarities of the subjects and their relations with the history, culture, politics and society. It is expected that the results make it possible to obtain an overview of the implementation of inclusion policies in the municipality and indicate possibilities of intervention in the reality of the Amazon region, in partnership with the University and the public school system.pt_BR
dc.description.resumoO estudo objetiva compreender como vem sendo implementadas as políticas de inclusão na rede pública municipal de ensino da cidade de Manaus, com ênfase na formação continuada de gestores. A legislação educacional brasileira e os estudos desenvolvidos em diferentes regiões vêm apontando a necessidade de formação inicial e continuada de gestores para atuação na escola inclusiva. A pesquisa é de abordagem qualitativa, por partir da concepção dos pesquisadores de que a realidade é dinâmica e pode ser apreendida mediante estudos relacionados às peculiaridades dos sujeitos envolvidos e suas relações com a história, a cultura, a política e a sociedade. Serão analisados os conteúdos dos documentos relacionados à implantação das salas de recursos multifuncionais, à formação de gestores para atuação na escola inclusiva, às diretrizes que normatizam o atendimento educacional especializado nos sistemas de ensino. Tal procedimento será realizado em Pareceres, Resoluções, Portarias, Diretrizes, Leis, Decretos e Emendas Constitucionais, com base em documentos expedidos no período de 2007 a 2013. O materialismo histórico dialético permitirá a releitura dos clássicos, tendo como base a contradição verificada entre o que é explicitado nos documentos oficiais e o que se legitima no cotidiano escolar. Espera-se que os resultados possibilitem a obtenção de um panorama sobre a implementação das políticas de inclusão no município e apontem possibilidades de intervenção na realidade da região Amazônica, em parceria com a Universidade e a rede pública de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministração e Planejamentopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2014pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas-
dc.subjectInclusão-
dc.subjectFormação de Gestores-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA formação de gestores na perspectiva da Educação Inclusiva: um estudo na rede municipal da cidade de Manauspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogia - Magistério 1a a 4a sériespt_BR
dc.pibic.tipobolsaFundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM)-
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0139/2014-
dc.pibic.projetoA formação de gestores na perspectiva da Educação Inclusiva: um estudo na rede municipal da cidade de Manaus-
dc.pibic.dtinicio2014-08-01-
dc.pibic.dtfim2015-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RELATORIO_FINAL_PIB-_SA-_0139-_2014.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.