Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4757
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da Atividade Antimicrobiana e Inseticida das espécies Manilkara huberi, família Sapotaceae, Mezilaurus itauba e Ocotea rubra, família Lauraceae em resíduos de madeiras.
metadata.dc.creator: Anderson Souza de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Alcicley da Silva Abreu
Resumo: A importância da caracterização da atividade biológica está correlacionada com a necessidade de descobertas que propiciem desenvolvimentos de substâncias que ajudem no controle da proliferação de insetos hospedeiros da dengue. O teste de toxicidade, a exemplo do microensaio com Artemia salina, tem sido elaborado com os objetivos de avaliar ou prever os efeitos tóxicos nos sistemas biológicos e dimensionar a toxicidade relativa das substâncias. O projeto esta sendo proposto, pois através da pesquisa científica que possamos descobrir e desenvolver e inovar uma abordagem útil para a procura de, por exemplo, novos fármacos, pois a maior parte da flora natural é quimicamente desconhecida e o estudo sobre o uso medicinal associado às plantas e/ou é escasso e poderá auxiliar nesta busca por novos compostos bioativos. Como isso, podemos realizar a prospecção de compostos bioativos, avaliação da atividade biológica larvicida, inseticida, avaliação da Atividade Antimicrobiana e determinação do perfil Fitoquímico das espécies Manilkara huberi, família Sapotaceae, Mezilaurus itauba e Ocotea rubra, família Lauraceae em resíduos de madeiras provenientes da indústria Mil Madeiras Preciosa Ltda de Itacoatiara-AM. No qual envolverá a preparação de extratos através de técnicas fitoquímicas, ensaios de atividade antimicrobiana, larvicida e inseticida dos extratos e definir a toxidade dos extratos.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Antimicrobiano
inseticida
fitoquímica
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Quimica Organica
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4757
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.