Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4767
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: ANÁLISE ESTRATIGRÁFICA DE 3 DEPRESSÕES TECTONICAS DA MARGEM DIRETA DO RIO NEGRO, POR MEIO DE DADOS GEOLÓGICOS E GEOFÍSICOS.
Autor(a): Rafael Guedes Cesar
Orientador(a): Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: Nas regiões de Iranduba - Manacapuru, a oeste da cidade de Manaus, ocorrem depósitos sedimentares quaternários sobrepostos ao Embasamento Cretáceo (Formação Alter do Chão) e Mioceno (Formação Novo Remanso) da região. Esforços distensionais, de direção preferencial NE-SW, originaram as depressões tectônicas na margem direita do rio negro, identificadas como Grábens do Paraná do Ariaú (GPA), da Cachoeira do Castanho (GCC), e do Cacau do Pereira (GCP). Em geral, os grábens são preenchidos por material fino (silte e argila) e secundariamente por areia. A deposição do GPA e GCC está relacionada a instalação de sistemas meandrantes secundários com desenvolvimento de planícies aluviais, enquanto a do GCP, a áreas de alagação restritas, predominando a sedimentação por suspensão. Portanto, em função dos poucos estudos estratigráficos disponíveis, este projeto de PIBIC visa a urilização de dados de sondagens e/ou geofísicos para individualizar as unidades quaternárias que preenchem as depressões, bem como seus contatos geológicos com o embasamento. Os dados poderão servir de base a exploração dos depósitos pelo pólo oleiro de Iranduba e Manacapuru.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Depósitos quaternários, unidade cretácea-miocena, depressões
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Estratigrafia
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4767
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.