Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4768
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: ANÁLISE DE MINERAIS PESADOS DA SEQUÊNCIA SEDIMENTAR CRETÁCEA-MIOCENA AFLORANTE NAS REGIÕES DE MANAUS E PRESIDENTE FIGUEIREDO, AMAZONAS
metadata.dc.creator: Lorien Elanor Reis Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: Na região de Manaus e Presidente Figueiredo, borda Norte da Bacia do Amazonas, ocorrem duas unidades geológicas distintas pertencentas ao Grupo Javari, que recobrem as unidades paleozóicas do Grupo Trombetas (Souza & Nogueira 2009). O Grupo Javari é constituído pelas formações Alter do Chão (Cretáceo) e Novo Remanso (Mioceno), que exibem litologias similares, como arenitos, pelitos e conglomerados (Cunha et al.1994, Dino et al.2012). Em geral, as melhores exposições aflorantes descritas nos trabalhos localizam-se nas margens de rodovias, ramais secundários e rios da região. A relação estratigráfica dessas unidades em estudos de superfície (afloramentos) tem sido dificultada em função da extensa cobertura de vegetação e solo. Somente no estudo de Andrade & Soares (2009), que usou dados de furos de sondagens, foi possível a determinação das espessuras das unidades sedimentares cretácea e miocena, bem como a relação de contato. Portanto, em função da escassez de estudos sedimentológicos e estratigráficas, este projeto de PIBIC tem como objetivo a individualização e caracterização das assembléias de minerais pesados contidos nas unidades Cretácea e Miocena aflorantes nas regiões de Manaus e Presidente Figueiredo. Esta caracterização levará em conta os procedimentos laboratoriais de separação granulométrica e ánalise petrográfica de minerais pesados.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Formação Novo Remanso
Formação Alter do Chão
Minerais Pesad
Área de conhecimento - CNPQ: Engenharias: Sedimentologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4768
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.