Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4811
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: INVESTIGAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE ÓLEO DIESEL POR ÓLEOS IN NATURA, GORDURAS SATURADAS E QUEROSENE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE ENSAIOS FISICO-QUIMICOS.
Autor(a): Ezequiel Filipe Lyra Ramos
Orientador(a): Larissa Silveira Moreira Wiedemann
Resumo: O biodiesel é um combustível obtido de fontes renováveis, composto de misturas de ésteres de cadeia longa que pode ser obtido por transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais. As características químicas do biodiesel permite a mistura com a matriz do diesel, possibilitando redução nas emissões de enxofre e melhorando as características químicas do diesel (SOARES, 2011). A adulteração de combustíveis se baseia na adição de qualquer produto que modifique as características originais do combustível, que são feitas de forma a atender as especificações vigentes e a outras propriedades também necessárias ao perfeito funcionamento do motor. Uma forma simples de adulteração do óleo diesel é a adição de óleo vegetal não transesterificado, bem como a adição de óleos residuais (óleo vegetal usado para fritura de alimentos). Outra possibilidade de adulteração é a adição de solventes como o querosene (ALEME, 2011). Diante do cenário, métodos analíticos têm sido utilizados para identificar adulterações tanto no percentual de biodiesel que é adicionado ao diesel, quanto para verificar se foi adicionado ao diesel, óleo vegetal ou mesmo residual ou querosene ao invés de biodiesel (MEIRA, 2011). Este trabalho objetiva a identificação de adulterantes no óleo diesel por óleos in natura, gorduras saturadas e querosene, determinada através dos ensaios físico-químicos (massa específica, ponto de fulgor, viscosidade cinemática e destilação atmosférica).
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: biodiesel, adulteracao, propriedades fisico-quimicas
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Quimica Analitica
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4811
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.