Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4820
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Preparação e caracterização de compostos superácidos sólidos a base de óxidos metálicos suportados em SiO2-Al2O3 obtido de amostra de solo amazônico
Autor(a): Grazielle Rabelo Caresto
Orientador(a): Paulo Rogério da Costa Couceiro
Resumo: A química de superácidos foi amplamente desenvolvida nas últimas duas décadas em um campo de crescente interesse e importância. J. B. Conant que, em 1927, chamou de "superácidos" os ácidos que foram capazes de protonar bases fracas provendo o interesse em sistemas de ácidos mais fortes do que os ácidos minerais convencionais. Os superácidos sólidos tem revelado que são excelentes catalisadores, uma vez possuem vantagens, tais como separação fácil dos produtos e o catalisador, o uso repetido e a regeneração de catalisadores, em comparação com superácidos líquidos. Os métodos de preparação, as propriedades da superfície incluindo a quantidade e força ácida, e estruturas de sítios ácidos são bem conhecidos. Os superácidos a base de sulfatos de metais suportados em óxidos metálicos, são altamente seletivos para reações de hidratação, polimerização, alquilação, craqueamento e isomerização. Eles também, tem sido testados na produção de biodiesel e despolimerização do PET oriundo de garrafas pós-consumo, como um grande apelo ambiental, na obtenção dos monômeros de partida que são o Ácido Tereftálico (AT) e Etileno Glicol (EG). Neste contexto, o projeto tem como principal proposta preparar sulfatos de metais (CuSO4, Fe(SO4)3 e NiSO4) suportados em óxidos metálicos SiO2-Al2O3 oriundos de amostra de solo caulinítico de nossa região, bem caracterizar quimicamente e determinar a força ácida e os sítios ácidos de Lewis.
Palavras-chave: Superácidos
Acidez de Hammett
Sílica-alumina
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4820
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
relatorio_final_grazielle.pdf795,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.