Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4846
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Desenvolvimento de acessórios (célula de carga e acoplamento do motor) para uma máquina universal de ensaios mecânicos
Autor(a): Erick Cardoso Costa
Orientador(a): Rodrigo Biscaro Nogueira
Resumo: Este projeto tem por finalidade desenvolver a célula de carga e o acoplamento do motor de uma Máquina Universal de Ensaios Mecânicos. A máquina a ser desenvolvida, difere-se das existentes no mercado pelo seu tamanho dimensional e pelo seu baixo custo. Pretende-se, assim, (i) Planejar o projeto mecânico; (ii) Fazer levantamento de material e custo; (iii) Desenhar as partes componentes da Máquina; (iv) Realizar cálculos estruturais para acoplamentos dos componentes da Máquina; (v) Desenvolver os acessórios (Célula de Carga e Acoplamento do Motor) da Máquina Universal de Ensaios Mecânicos. Sua metodologia consistirá em levantamento bibliográfico, cálculos estruturais e desenhos mecânicos para fabricação dos acessórios. O projeto é importante para o discente que irá por em prática os conhecimentos adquiridos de forma teórica, os resultados poderão subsidiar trabalhos futuros, a máquina servirá como ferramenta didática para utilização em aulas experimentais, e para uso em pesquisas, para avaliação das propriedades mecânicas de materiais. Além do que, o projeto é inovador em todas as partes da máquina de ensaios desenvolvida, cujos componentes serão projetados e desenvolvidos com baixo custo buscando aprimoramentos em suas funcionalidades.
Palavras-chave: Máquina Universal Ensaios Mecânicos
Célula de Carga
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4846
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.