Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4850
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Estudo da tecnologia de transmissão de dados por radiofrequência nos controles remotos de travas de carros e portões elétricos e busca de novas soluções tecnológicas
metadata.dc.creator: Hernan Aurelio Ribeiro de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigo Biscaro Nogueira
metadata.dc.description.resumo: Controles remotos por rádio frequência facilitam a vida dos moradores de prédios e residências, porém os controles remotos que os acessam possuem uma série de problemas, como clonagem de frequência, ausência de identificação de usuário e facilidade de perda do controle. Com a evolução dos carros e o aumento dos transmissores no mercado, novas tecnologias foram criadas em busca de oferecer uma maior segurança aos clientes. No entanto, ainda existem falhas de segurança, em busca dessas falhas será realizado inicialmente um estudo sobre as tecnologias de transmissão de rádio frequência e suas particularidades, a fim de encontrar falhas de segurança e propor novas soluções. O projeto propõe-se estudar a transmissão de dados através da radio frequência, tecnologia hoje muita utilizada, encontra-se embarcada em controles remotos de travas de carros e portões elétricos, sua relevância se dá por permitir a pesquisa e estudo do controle e parâmetros fundamentais utilizados para a comunicação por rádio frequência. O estudo será baseado em controles já existentes no mercado, porém os testes e análises de dados serão realizados através da plataforma Arduino, utilizando transmissores e receptores de rádio frequência a fim de receber os sinais dos controles remotos e decodificá-los. O Arduino é uma "open source" uma plataforma aberta de computador, baseada em uma placa com entradas e saída (input/output) digitais e analógicas, podendo ser usada para desenvolver objetos interativos independentemente, com baixo custo e fácil prototipação. Com base nas falhas e problemas encontrados serão propostas novas soluções a fim de dar maior controle e segurança aos usuários dessa tecnologia, um estudo sobre o funcionamento das tecnologias atuais e a possibilidade de desenvolvimento de uma tecnologia inovadora, com base em outros sistemas de comunicação será desenvolvida.
Palabras clave : Radiofrequencia
Controles Remotos
Arduino.
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4850
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.