Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4871
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Composição nutricional e cinética de degradação ruminal in vitro do farelo de sementes de maracujá (Passiflora sp.) associado a duas forrageiras utilizadas na alimentação de ruminantes no município de Parintins
metadata.dc.creator: Wallace Lopes da Silva Tavares
metadata.dc.contributor.advisor1: Ícaro dos Santos Cabral
metadata.dc.description.resumo: As regiões tropicais caracterizam-se pelo grande número de espécies forrageiras e subprodutos agroindustriais com potencial para serem usados na alimentação de ruminantes. Além da redução de custos, a utilização destes produtos reduz a competição por alimentos entre homens e animais e proporcionam destino limpo para os resíduos das indústrias agrícolas. O farelo de sementes de maracujá (Passiflora sp.) é um resíduo resultante da extração do óleo das sementes e potencialmente pode ser utilizado na nutrição de ruminantes. Os capins quicuio-da-amazônia (Brachiaria humidicola) e canarana (Echinochoa pyramidalis) são forrageiras comuns na região do Baixo Amazonas, sendo que o primeiro é geralmente encontrado nas áreas de terra firme e o segundo em áreas de várzea. A técnica semi-automática de produção de gases in vitro permite a descrição da cinética de fermentação ruminal, por meio da simulação do ambiente ruminal e da digestão microbiana, fornecendo informações sobre a taxa e a extensão da degradação dos alimentos testados. Sendo assim, a identificação da composição nutricional dos alimentos e as taxas de degradação de seus nutrientes , é indispensável para fornecer conhecimento técnico que possa ser aplicado na formulação de dietas para animais ruminantes. Para tal, será realizada a análise de composição químico-bromatológica e a técnica semi-automática de produção de gases in vitro para determinação da cínética de degradação ruminal do farelo de sementes de maracujá, do capim quicuio-da-amazônia e do capim canarana e das diferentes proporções de mistura destes.
Palabras clave : Alimento volumoso
Ruminantes
Subproduto
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4871
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Wallace Lopes da Silva Tavares - Composição.pdf433,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.