Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4875
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Variabilidade espacial da comunidade bacteriana intestinal de suínos em terminação alimentados com dietas fibrosas
metadata.dc.creator: Edson Ferreira de Figueiredo Neto
metadata.dc.contributor.advisor1: Bernardo Berenchtein
Resumo: A utilização de fibras na dieta de suínos não é um novo conceito, visto que já foram estudadas diferentes fontes deste nutriente, no entanto, pouco se sabe sobre quais são os efeitos das diferentes fontes em relação à comunidade bacteriana do ceco dos suínos, visto que as fibras comumente são degradadas principalmente neste órgão do trato gastrointestinal. Serão utilizados 20 suínos de linhagem comercial, com peso vivo médio de 70 kg, em delineamento de blocos casualizados, com quatro tratamentos; os suínos serão alimentados com dietas isonutritivas, onde serão utilizadas a dieta convencional (a base de milho, farelo de soja, suplementos vitamínicos, minerais, sal e fontes adicionais de cálcio, fósforo e aminoácidos sintéticos) e dietas experimentais com a inclusão de diferentes fontes de fibra, com o incremento de 8% FDN, conforme preconizado como ideal por GOMES et al. (2006), sendo elas: dieta basal com a inclusão de feno de tifton; dieta basal com a inclusão de casca de soja e dieta basal com a inclusão de polpa cítrica. Ao final do experimento, após jejum de seis horas, os animais serão sacrificados, tendo o ceco coletado. Com o auxílio de uma lâmina cirúrgica estéril descartável, a mucosa do segmento será exposta e o material será coletado por raspagem, envasado em microtubos estéreis e mantido a -80°C até o momento do processamento. Serão confeccionadas 20 amostras, considerando-se o tratamento. Um grama da amostra composta será submetida, a extração de DNA total, utilizando-se o kit FastDNA Spin e posterior análises. O Objetivo deste projeto é avaliar a variabilidade espacial da estrutura da comunidade de Bacterias no ceco de suínos alimentados com dietas fibrosas, com o incremento de 8%FDN de polpa cítrica, casca de soja e feno de tifton, e as possíveis relações entre a comunidade de Bacterias observada nos diferentes segmentos intestinais.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: fibras
biotecnologia
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Agrárias: Avaliacao de Alimentos para Animais
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4875
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.