Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4877
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Digestibilidade de dietas de frangos de corte em diferentes fases de produção, recebendo o Guaraná em Pó (Paullinia cupana) como aditivo.
Autor(a): Augusto Bruno Trindade Brandão
Orientador(a): Bernardo Berenchtein
Resumo: Em contraste com aditivos de outras procedências, os produtos naturais de espécies vegetais tem grande aceitação por se partir da premissa que tudo aquilo que é natural não apresenta riscos. A demanda, aliada à extensa biodiversidade amazônica, ainda pouco explorada, apresenta-se como uma grande oportunidade e indica a necessidade de estudos de bioprospecção aplicados à Avicultura. O ensaio de digestibilidade será conduzido no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Produção e Nutrição de Aves e Suínos (LEPPNAS), do colegiado de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Campus Parintins, utilizando a metodologia da coleta total das excretas em frangos de corte. Serão utilizados 200 pintos de corte, não sexados da linhagem Cobb, com 1 a 7, 7 a 14, 14 a 21 e 21 a 42 dias de idade, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (0, 1, 2 e 4%) e dez repetições, compostas por 5 aves cada. Os tratamentos consistirão em uma dieta referência (0%), formulada à base de milho e farelo de soja formulados de acordo com Rostagno et al. (2011), enquanto que, as demais dietas serão constituídas da dieta referência, adicionada de 1, 2 e 4% do Guaraná em Pó. As aves que participarão do ensaio serão escolhidas ao acaso e colocadas em gaiolas metabólicas medindo 0,75 cm de comprimento, por 0,50 cm de largura e 0,50 de altura. Os ensaios terão duração de sete dias, sendo quatro dias para a adaptação às dietas experimentais e três dias para a coleta das excretas. Após o período de adaptação, será iniciada a coleta das excretas e das sobras de ração. Durante todo o período experimental, o intervalo das coletas será de doze horas. As excretas serão acondicionadas em sacos plásticos, devidamente identificadas por repetição, e armazenadas a 20oC após cada coleta. No final do período experimental será determinada, por repetição, a quantidade de ração consumida e a quantidade total de excretas produzidas. Ao final do ensaio, as excretas serão descongeladas, homogeneizadas de acordo com cada repetição e submetidas à pré- secagem em estufa de circulação forçada de ar 650C por 72 horas. Em seguida, as amostras serão moídas e acondicionadas em recipientes de plástico e tanto as dietas experimentais quanto as excretas serão encaminhadas ao laboratório para determinação da matéria seca (%), energia bruta Kcal/kg, umidade, proteína bruta (%), extrato etéreo (%) e cinzas (%). Os resultados obtidos das análises, juntamente com a produção de excretas e consumo de ração, serão utilizados no cálculo da energia metabolizável aparente e energia metabolizável corrigida para nitrogênio. Os dados serão analisados pelo SAS LAB para verificação da adequação dos dados ao modelo linear. Em seguida, será feita análise de variância pelo PROC GLM e análise de regressão polinomial através do SAS .
Palavras-chave: Aditivo
Digestibilidade
Paullinia cupana
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4877
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Augusto Bruno Trindade Brandão.pdf353,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.