Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4898
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Uso das plantas Pinhão-roxo (Jatropha curcas L.) Mandioca-brava (Manihot esculenta Cranz), Urtiga (Fleurya aestuans), Mastruz (Chenopodium ambrosioides), Taperebá (Spondia mombin), Graviola (Annona muricata), para o controle biológico de gorgulhos (Coleptera: Curculionidae)
Autor(a): Paula Iráile Fernandes Torres
Orientador(a): Adriana Dantas Gonzaga
Resumo: As inovações tecnológicas são implementação de programa de Manejo de Pragas por meio da utilização de produtos menos tóxico ao agricultor a ao meio ambiente; benefícios gerados pelo presente estudo abrangerão tanto o aspecto social, por meio de treinamento e capacitação de pessoal, como econômico, considerando-se a alta possibilidade de obtenção do sucesso no manejo integrado de pragas e redução do uso de agrotóxicos (EMBRAPA /Amazônia Oriental Belém). Os gorgulhos atacam indistintamente milho, arroz, feijão,trigo, sorgo, centeio, cevada, aveia e outros cereais e produtos, causando anualmente enormes prejuízos,o milho, o arroz, o feijão são as principais espécies agronômicas, produzem individualmente cerca de 500 milhões de toneladas por ano ( Borém,2001). Diante desse quadro urge as necessidades de usar plantas tóxicas e medicinais para o controle biológico do gorgulho(curculionídeos). Pois os inseticidas naturais são obtidos de alguns recursos renováveis e rapidamente degradáveis (Penteado, 2001; Altieri et al.,2003).
Palavras-chave: Gorgulhos
Inseticidas botânicos
Experimentos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOSSANIDADE
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4898
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Iráile Fernandes Torres.pdf263,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.